quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

barcelonices #1

lindo lindo é quando digo que vou pôr o meu composto na linha de vácuo...

voy a poner mi compuesto en el vacío.

isto lido alto soa a algo como:

bói à pônêr mi compuéstô ên él BACIO!!!!!


o problema é que, mesmo que eu explique porque é que me estou a rir, ninguém me entende porque ali ninguém distingue os V's dos B's... que tristeza...

sábado, 16 de fevereiro de 2008

1º mês em barcelona

o 1º dia foi lindo. o pedro foi-me buscar à praça da catalunha e andámos a passear pela cidade que ele já conhece tão bem.

quando a trezinha chegou, passei para casa dela, onde morei 2 semanas no quarto dela (até tenho lá uma prateleira e tudo!). com poucas horas de sono por noite e muito pouco espanhol, o trabalho mesmo assim correu bem. falo em inglês com o meu orientador porque ele diz que precisa de treinar o inglês (e tem tanta razão...), e tenho a sensação de que, se o estágio acabasse já hoje, já tinha aprendido um milhão de coisas com ele e já tinha valido a pena. maaaas ainda faltam 8! eheheh o pessoal no laboratório é simpático e relaxado. a rádio que se ouve é a kiss fm e acerca disto deixo-vos só o comentário que o carles (o meu orientador) fez no outro dia (no seu parco inglês-espanholado): "na minha próxima vida quero ser DJ desta rádio. deve ser lindo! gravas umas 20 músicas num cd e metes esse cd em repeat e ainda te pagam para isso!" e essas 20 músicas, além de enjoarem como é evidente, não são boas.

a busca de casa foi do pior que já tive que fazer na vida. é um stress enorme, porque a pessoa não tem um espaço seu, tem as coisas dentro da mala em casa de outra pessoa, nunca consegue encontrar nada, sabe que tem que ficar o mínimo de tempo possível em casa da outra pessoa para não chatear, vê milhares de anúncios todos os dias (loquo é A cena!) durante a hora do almoço, sem saber nada de espanhol tem que combinar para ir ver a casa, trabalhar o dia todo e quando já está mesmo cansada, tem que descobrir onde é a casa, ir até lá, entrar na casa de um desconhecido e cuscuvilhar tudo enquanto se abana a cabeça e se diz "sisi, vale", não gostar de algumas casas e sentir que nunca mais se vai arranjar uma coisa decente, gostar de outras e nunca saber se eles nos vão escolher a nós (geralmente não escolhem, ou porque temos o sexo errado, ou porque somos estrangeiros em geral, ou porque somos portugueses em particular, ou porque não falamos espanhol, etc) e passar todos os dias da semana nesta faina.

fui escolhida em ambas as casas de que mais gostei, e pude dar-me ao luxo de escolher eu em qual queria ficar. mas faltavam ainda quase 2 semanas para me poder mudar, por isso entre a casa da trezinha e um hostel nas ramblas, passou-se o tempo até vir para o meu quartinho minúsculo e bem situado.

no 1º fim-de-semana fomos a uma festa no raval, numa casa cujo dono nem sequer cheguei a perceber quem era. a porta da casa estava aberta e entrava quem quisesse. estava cheia até ao tecto e fiquei feliz por não ter que limpá-la no dia dia seguinte.


no 2º fim-de-semana eu fiz anos e recebemos visitas! fomos ao razzmatazz e tudo!

vê-se logo que tenho 25 anos, não?...














no 3º fim-de-semana tive cá a minha mami e a filó! foram os dias em que comi melhor desde que cheguei cá! pequeno-almoço no hotel, jantar no melhor restaurante de tapas, almoço algures consoante a inspiração e a fome. mal a minha mãe chegou, furaram-lhe uma roda para lhe assaltarem o carro, foi um filme! mas correu tudo bem, não fomos assaltadas e tudo se resolveu. trouxe-me um bacalhau inteiro, cerelac para a trezinha, cervejas tugas para os gajos e doces tradicionais para o pessoal do lab. mami = (L)


fui a lisboa (não-fazer um exame) e voltei.

neste mês aprendi muita química, algum espanhol, conheci muita gente, concluí que adoro os espanhóis e começo a sentir a catalunha nas veias.

catalunya no es españa. catalunha é amor.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

solidariedade nos transportes públicos

hoje foi a primeira vez na minha vida que vi uma pessoa de cadeira de rodas a andar num autocarro. e vi logo duas. duas amigas de cadeira de rodas que estavam a fazer turismo por barcelona, daquelas cadeiras com comandos.

conseguiram entrar sozinhas no autocarro, sair sozinhas do autocarro, toda a gente a avisar o motorista quando podia ou não fechar as portas, e tudo de se passou da forma mais normal possível.

e eu fiquei com vontade de chorar, vá-se lá saber porquê. foi bonito.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

quase um mês depois

não, o blog não está morto. parece, mas ainda não é desta.

explicação: barcelona é a cidade que nunca dorme. ou melhor, a cidade em que as pessoas que lá moram nunca dormem. qualquer coisa assim. onde não têm tempo para ir às compras, não têm tempo para cortar o cabelo ou as unhas, para limpar o quarto ou para carregar o telemóvel. parece impossível, mas é verdade.

e agora pensam "mas como é que esta gaja tá a arranjar tempo pra fazer um post? só pode estar a mentir!"

estou em lisboa. eis o porquê.

brevemente há-de haver fotos e cusquices. deixem só a poeira assentar.