segunda-feira, 31 de março de 2008

ia muito bem beber a minha coca-cola e




quanto a vocês não sei, mas eu parti-me a rir com a cara do bacano a olhar pra mim com cara de parvo e olhos esbugalhados!

sábado, 29 de março de 2008

reflexões #5 / barcelonices #5

um dia, há umas semanas atrás, estava no laboratório e soou um alarme. mas um alarme que se eu estivesse numa sala refundida daquelas na cave onde estão os RMN's xpto ouvia à mesma - não é como o da torre de química do IST, em que basta estar na biblioteca para correr o risco de morrer no incêndio ou o que quer que seja... estávamos 3 pessoas ali naquele momento, todas originárias de um país de língua oficial não-espanhola: eu, a francesa michèle e a russa sveta.

subitamente ouve-se uma voz omnipresente a falar claramente (adoro a sonoridade desta frase: ente ente ente), mais alto do que se a pessoa estivesse ao meu lado, em catalão. houve então 3 reacções:

tuga: hmm deixa cá ver se percebo... aaa... ok, acho que não há motivo para alarme... mas se os catalães começarem a correr, vou com eles!
russa: de olhos esbugalhados sonda as expressões que as outras duas fazem, para ver se percebem mais que ela
francesa: olha à volta com ar confuso e ligeiramente aborrecida

ouve-se um apito e outra voz omnipresente
(e com isto quero dizer que nem sequer se percebe de onde vem, parece vinda de todas as paredes) começa a falar em espanhol. mais 3 reacções:

tuga: ah sim, tá-se bem! não é para abandonar o local de trabalho, só se voltarem a fazer algum aviso. bem me parecia!
russa: ri-se
francesa: faz ar de asco e olha à volta com ar incomodado

outro apito e uma terceira voz omnipresente
(sim, nunca é a mesma voz que fala nas diferentes línguas) começa a falar inglês. outras 3 reacções:

tuga: ah, que fixe! também avisam em inglês, ainda por cima um gajo com british fuckin' accent! adoro!
russa: continua a rir
francesa: continua com o sobrolho franzido e o ar de quem lhe cheira a ovos podres

vamos ter com os outros provenientes de países de língua oficial espanhola para comentar o sucedido. 3 reacções:

tuga: foda-se, mesmo bacano! avisam em 3 línguas e ouve-se em todo o lado! que emoção! só tive pena que não tivessemos que ser evacuados pra treinar!
russa: continua a rir
francesa: mas porque é que não dizem em francês?!




ok, eu podia não fazer nenhum comentário, mas quero deixar aqui as minhas conclusões:

tuga: quer é desenrascar-se e acha tudo muito porreiro. se for preciso até percebe chinês.
russa: quando não percebe nada ri-se. temos que lhe explicar o que acabou de acontecer muito devagarinho, articulando bem as palavras e fazendo gestos.
francesa: acha que frança é o centro do mundo e não percebe como é que não se fala francês em todo o lado. "mas acabaram de falar em 3 línguas!", "sí, pérrô no hablan français! y los frrrancêsês?"... explicam-lhe que o francês aqui não serve para nada, o espanhol é a 2ª língua mais falada do mundo (não é claro que seja, depende do referencial, porque se metermos o chinês ao barulho...) e que, se vem para a catalunha por opção, por muito que não fale catalão e não saiba muito de espanhol, tem no mínimo que saber inglês... mas continua com o seu ar enfadado, empina o nariz e lá se vai embora com o seu ego ofendido, mas mais-ou-menos-resignada. jasus...

sexta-feira, 21 de março de 2008

sobre a páscoa

como em todos os blogs que se prezam, convém existir um post acerca da páscoa. simplesmente o meu não é para desejar uma páscoa feliz nem nada disso. tenho que refilar com uma certa situação.


ontem revoltou-me saber que em frança só têm um feriado (tenho pessoas lá, gostava que elas tivessem um fds de 4 dias como eu!). conversa:

maria - então só têm um feriado? que pena...

pessoa x - ya, porque têm a mania que são um estado laico, e não comemoram a 6ª feira santa...

maria - ai é? que estupidez! então porque é que têm feriado na 2ª feira?

pessoa x - pois, não sei...

maria (pensando para dentro) - isso não me parece muito laico! e nem sequer muito religioso! jesus cristo sofreu e morreu na 6ªfeira e ressuscitou no domingo. ora, eles não honram a morte, mas querem celebrar a ressurreição no dia errado... se era para darem um feriado às massas usando as festas cristãs (apesar de se continuarem a auto-intitular estado laico), ao menos escolhiam a 6ª feira santa, que é muito mais importante do que a-2ª-feira-a-seguir-ao-domingo-em-que-cristo-ressuscitou!


já a história de serem um estado laico e, à força disso, quererem que as pessoas deixem de se poder expressar livremente, mesmo que seja sobre religião... a mim não me parece nada mais do que ditadura. o estado optar por não impingir nenhuma religião a ninguém - acho muito certo. as pessoas terem que deixar de mostrar tatuagens de cruzes ou jesus cristos, deixarem de poder tapar o cabelo porque a religião assim o dita, deixarem de seja o que for - acho muito muito mal.


conclusão:
algo vai muito mal em frança e acho que uma bomba atómica das grandes fazia um grande favor à humanidade. (salve-se paris, a cidade brutal que construíram depois de saquear o mundo todo - passava a ser uma ilha - e as pessoas que lá tenho)



agora sim, uma páscoa feliz a todos, aproveitem bem os feriados que têm no país em que se encontram, religiosos ou não.

esta páscoa não vou ter amêndoas, folar, comida da boa e a família toda reunida, mas ao menos o bacalhau, o vinho tinto e a família substituta não vão faltar! =)

porque diz que há 1001 maneiras de fazer bacalhau. e o bacalhau nunca foi da noruega, toda a gente sabe que é tuga!

quinta-feira, 20 de março de 2008

actualização diária sobre o que oiço na rádio espanhola

hoje só tenho 2 coisas a dizer:

1. subitamente... TENGO LA CAMISA NEGRAAAAA! epá, pronto... andei aos pulos à volta da bancada até a música acabar... e passei o resto da tarde aos gritos "CAMÓ-CAMÓ-CAMÓN BEIBIIIII", de tal forma que hoje o carles até teve que se rir. foi a 1ª vez (acreditem ou não) que esta pérola passou na rádio em mais de 2 meses e meio...

consequentemente, chego ao meu 2º ponto:

2. cadena fm, amo-te como se o amanhã nunca mais chegara!!!

quarta-feira, 19 de março de 2008

actualização do post anterior

hoje o meu dia de trabalho começou com uma lágrima ao canto do olho e a dançar abraçada ao carles (literalmente, até que ele me disse "teresssssa, pliiiiiz, it's 10 óklók indamórni!" e eu tive que o largar) enquanto a mariah entoava melodicamente um THERE'S A HEROOOO IF YOU LOOK INSIDE YOURSEEEEELF... querem maior classe que isto?! (excluindo sempre, está claro, vomitar à porta da casa batló, que isso é o supra-sumo da barbatana - e sim, é com hífen... tive que procurar no dicionário)

a alicia e a amy e a rihanna continuam a ser uma constante na minha vida.

hoje tive também direito a um modjo num emocionado e emocionante LADY, HEAR ME TONIGHT, 'CAUSE MY FEELING IS JUST SO RIGHT... e a trezinha presenciou este, pode confirmar tudo!

tudo isto para dizer que continuo bem-disposta. hoje é miércoles e nem dei por nada!


cadena fm + maria = amor



sim, até o nome é muito bom...

terça-feira, 18 de março de 2008

barcelonices #4 / a maria gosta #3

esta semana o lab está quase vazio, muita gente está de BÁCÁCIONÉS.

ora, vá-se lá saber porquê, cheguei na 2ª feira de manhã e estranhei que não estava a dar a ordem habitual de músicas... "oh... que raro..." - pensei eu em español. eis quando senão...


... oiço uma sexy rihanna a bombar PLEASE DON'T STOP THE MUSIC e entro em histeria total e completa!!!


quando a música terminou, mal tinha recuperado os batimentos cardíacos, quando...


... uma maravilhosa alicia me enche os ouvidos com um NO ONE NO ONE NOOO OOOOOOOONE!!!


as pulsações voltaram ao normal, os pulmões deixaram de latejar depois do meu lapdance solitário no meio de colunas cromatográficas, rotavapores e muitos estilhaços de balões de vidro, e pensei para comigo: "xiça penico! isto assim não vai dar! eu já não faço exercício há meses e ainda estico para aqui o pernil com uma reacção a meio, e o carles vem a correr e mata-me..." sim, dupla morte. isto vem desde criança, quando a minha mãe me ameaçava "se cais da janela, mato-te!", ou, na versão mais softcore, "se partes a cabeça, ainda levas por cima!" - acho que todos passámos pelo mesmo. mas, continuando, estava eu com estes profundos e filosóficos pensamentos sobre a morte-antes-do-RMN quando...

... THEY TRIED TO MAKE ME GO TO REHAB AND I SAID NO NO NOOO!

aqui já nem vou descrever a minha reacção de estupefacção ao mesmo tempo que desligava as bombas de BACIO para melhor ouvir a diva e dançava até me saltarem as espátulas dos bolsos.

quando finalmente consegui pensar: "CHAVAAAAAAAAAAAAAL, ISTO É SURREAL! algo de misterioso se passa aqui..."

olhei para o carles e ele, enquanto abanava a cabeça em sinal de reprovação, disse-me: "é uma estação de rádio diferente..."


nunca me quis impôr e mudar de estação, visto que toda a gente cantarola/assobia todas as músicas, e há um "responsável por ligar o rádio todos os dias"... mas, como esse está de férias, o sub-responsável pelos vistos ouviu as minhas preces e resolveu dar-me muito-muito-demasiado-tanto-que-chega-a-ser-quase-pornográfico prazer.

este post serve para agradecer. agradecer a todos aqueles que conspiraram para que eu pudesse passar uma semana maravilhosa (apesar de estar a trabalhar quando tanta gente está de férias) ao som de músicas diferentes daquelas que oiço diariamente há mais de 2 meses e meio.

desculpa kiss fm, mas... obrigada.

(além disso, quando as pessoas voltarem de férias de certeza que vão querer as suas musiquetas de volta, por isso as saudades não serão assim tantas)

domingo, 16 de março de 2008

a maria gosta #2 / vícios #4


peloamordedeus, arranjem-me outra para ver porque só me faltam 3 episódios desta! AAAAHHHHHH!!! (é tão boa... <3)

terça-feira, 11 de março de 2008

barcelonices #3

não há dia que não me pasme de cada vez que vou lavar material na minha

TORNEIRA DE ÁGUA DESTILADA!!!

só assim: vais, abres o grifo, e... PIMBA! água destilada.

que nível!




quase tão bom como vomitar à porta da casa batló.


pronto, também escusamos de exagerar!

sexta-feira, 7 de março de 2008

barcelonices #2

  1. os jogos do benfica vistos em barcelona correm sempre mal. acho que vou desistir de os ver. vim a correr depois do jogo enfiar-me no quarto, para não ter que ouvir os venezuelanos a gritar "getaaaafe!"...
  2. aposto que ninguém no mundo, excepto eu, tem moscas de estimação:












é a doroteia e o makukula. e vão ter muitos bebés. e depois vou soltá-las todas! nasceram num laboratório, mas elas e os filhos vão conhecer barcelona. libertem willy!


obrigada, trezinha <3

quarta-feira, 5 de março de 2008

a maria gosta #1

hoje, pelas 21h españolas, a diana deu-me aquela que se pode considerar a melhor notícia*. e passo a demonstrar:



nem sequer vou tentar explicar o turbilhão de emoções que sinto. quem me conhece sabe. buraka e MIA são as duas das coisas mais EU que pode haver no mundo da música, e agora juntos!!! acho que muito pouca gente compreende a extensão da coisa, mas quem sabe... sabe! e a diana... OLARÉ SE SABE!



* desde que descobri o makukula e o binya e desde que me disseram que ficava com a casa em que moro agora e desde que saiu o novo álbum dos bullet for my valentine e desde que descobri que os rage against the machine também vêm a espanha!

domingo, 2 de março de 2008

la familia de la calle de provença 271


tenho uma família substituta em barcelona.

aquelas pessoas com quem partilhas sanita, piaçaba e papel higiénico; de quem limpas os cabelos que ficam às vezes no ralo da banheira e com quem comes todos os dias enquanto vêem desenhos animados (normalmente simpsons dobrados em espanhol); que te vêem de pijama e despenteada, que te chamam para dizer que já podes usar a máquina de lavar, (com quem jogas wii e playstation enquanto gritas impropérios na tua língua-mãe e os outros te tentam imitar entre gargalhadas), com quem discutes política e futebol; as pessoas que partilham iogurtes contigo, que vão contigo levar o lixo à rua, que de pijama esfregam o chão enquanto tu esfregas o fogão.

as pessoas que chamam "casa" ao mesmo sítio que tu.



em baixo: a loira, julia, morou cá antes de mim e, infelizmente, já voltou para a alemanha.
ao meu lado: a minha catalã preferida, joana, que é a minha amiga e gosta dos bonecos das minhas cuecas.
à esquerda: o ricardo, venezuelano, que é a personificação da palavra simpático.
à direita: o andres, irmão do ricardo, que é a personificação da palavra querido.


me voy a casa. esta é a minha casa.