sexta-feira, 15 de agosto de 2008

barcelonices #12

quem me conhece sabe da minha condição: nada relacionado com frança, francês, países de língua francesa ou realmente franceses. é assim desde que tenho uns 14 anos (idade para ter opinião), e à medida que a vida foi passando fui ganhando novos motivos para isso. obviamente, como em tudo, há excepções, não se ponham já com argumentos e a sentir-se ofendidos. irrita-me que as pessoas que sabem que tenho motivos pessoais para isso me acusem de preconceito. é talvez o preconceito que ninguém consegue evitar mas muito agravado por experiências pessoais.

somado a isto, vivo agora num país em que se odeiam os franceses/frança/blablabla. e se somarmos a isto que, mais que viver em espanha, vivo na catalunha... o problema fica mais grave, porque estes têm ainda mais motivos históricos para isto. de tal forma que dou por mim às vezes a defender frança. sem muita convicção, ainda tento um "mas paris é uma cidade bonita", só para a seguir ouvir um "então não devia estar povoada de franceses".

quem tem lido este blog, e aqueles que vivem também na barcilónia, sabem que tive há pouco tempo uma colega de laboratório da malfadada nacionalidade. claramente que comecei cheia de esperança e acabei a confirmar tudo aquilo que achava. é a anedota do laboratório.

quis deus/o destino/a casualidade/qualquer outra dessas coisas que desta vez me calhasse na rifa uma companheira de casa francesa... alguém me deve estar a tentar mandar uma mensagem qualquer.

só entra em setembro, por isso eu só a apanho 2 meses, mas estou ansiosa para saber o que me espera. até porque a maneira como ela transformou o "sí" espanhol numa palavra francesa me dá ganas de vomitar. parece que têm um problema nas cordas vocais...

mas tenho fé! vai ser A MINHA EXCEPÇÃO! deus/o destino/a casualidade/qualquer outra dessas coisas sabe que eu preciso de uma excepção a que me agarrar para perder o trauma, e foi por isso que me mandou O MELHOR ESPÉCIME DO PAÍS VIZINHO!



fiquem atentos...

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

homenagem #10


PARABÉNS MIKE!!!



um momento como qualquer outro, um dos biliões que já passámos juntos. é disto que é feita a nossa amizade - pequenas coisas como meteres-me um cheeto na boca enquanto eu cozinho bacalhau com natas para o nosso jantar de 6ª feira santa.

estamos longe de casa e custa. é bom saber que te tenho perto =) manos pa sempre!

tens os 26 anos mais sexys que já vi. adoro-te*

terça-feira, 12 de agosto de 2008

coisas da química #2

ou: o ataque das formigas em barcelona.


já aqui há umas semanas começámos a notar a presença de formigas no laboratório. ok, é estranho, mas não é motivo para alarme.

no entanto, hoje deve ter sido o dia combinado por elas para atacar o IRBBarcelona... tudo começou de manhã com uns gritos histéricos no laboratório ao lado. quando entrei estava sem óculos, pelo que me pareceu que alguém tinha cortado uma farta cabeleira e estavam a varrer o monte de cabelos para uma pá. afinal, quando cheguei mais perto, percebi que tudo aquilo eram formigas... a pá CHEIA de formigas!!! fiquei logo cheia de comichões. tinham descoberto o sítio onde elas viviam no laboratório da pharmamar (contíguo ao meu).

subitamente começa a minha russa aos gritos! vamos à sala da balança e descobrimos onde vivem as do nosso laboratório. o pior é que é algures debaixo de um armário impossível de mover.

chegou, então, a hora da vingança. visto que estamos num laboratório de química orgânica, cada um vai armado de um esguicho e começamos a batalha. quem é que pensa que seria com água com sabão ou algo assim? nãããão! METANOL!!! quero vê-las a mexerem-se agora!!!

esguichadelas para baixo do armário, esguichadelas abundantes no carreirinho que formaram, esguichadelas em todos os cantinhos. obviamente que ficou um cheiro péssimo e fiquei com dores de cabeça o resto do dia, mas descobrimos algo muito mais eficiente que a porcaria dos insecticidas!



claramente, como em todas as boas histórias, a guerra não tinha chegado ao fim... 1 horinha depois, lentamente começavam a voltar à vida.

depois de uns telefonemas descobrimos que todo o instituto está naquele estado, e depois de umas conversas com uns amigos descobrimos que toda a cidade está naquele estado.


barcelona não está sob o domínio dos turistas (embora por pouco), mas está sob o domínio das formigas.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

homenagem #9

porque és a minha melhor amiga e vamos estar SEMPRE lá uma para a outra. não precisamos de palavras, não há amuos nem obrigações, é constante e infinito. 7 anos and counting.


às vezes caminhamos sozinhos, foda-se. queria dar-te a mão em cada segundo da tua vida, tar lá para fazer coro com todas as tuas gargalhadas e lágrimas, ouvir-te contar os teus sonhos e pesadelos todas as manhãs, conhecer todos os teus tiques e manias, todas as tuas expressões de cor. não posso e isso mata-me.

para onde vamos? não faço puto de ideia. mas que vamos juntas... "caralhos ma fodam" se não vamos... <3

reflexões #11

temos muitas (e agora vem uma paulo-coelhada) almas gémeas. e às vezes elas conseguem pôr por palavras o que sentimos, e dá-se uma epífia (ricardo, só pra ti) na nossa cabeça.

1:48 PM Ângela: preciso de sentir que enriqueço ainda mais com as pessoas à minha volta para poder dar mais e melhor aos que estão cá dentro, sabes? - acerca da emigração


é simples e não há cá enganos. adoro pessoas que sabem o que querem. nas coisas importantes não há dúvidas. é preciso ter a cabeça no sítio, e o coração também. se não têm, afastem-se das pessoas até ordenarem as vossas prioridades. prioridades invertidas, cabeças indecisas e corações confusos acabam sempre por magoar alguém.

eu sei bem o que quero. e tu?

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

08/08/08


mais do que a esteticamente bonita data que o dia de hoje representa, para mim é importante porque o meu avô faz anos.

e o meu avô está doente. mas é rijo, e tá cá pra rular o mundo como sempre fez. é um exemplo para toda e qualquer pessoa que o conheça. falo com ele no messenger e no skype, trocamos sms, tem um portátil e uma palm, passa mp3 para o mp3 player que ofereceu à minha avó, conduz o seu honda civic pra todo o lado, é uma pessoa boa, sabe muito, foi padre e trocou a religiao pelo amor da vida dele - a minha avó. mas nao é fundamentalista, nem tenta impingir nada a ninguém; simplesmente é uma pessoa em paz consigo e com o mundo, ama os seus e luta para, dia a dia, tornar este mundo num mundo melhor.

e o meu avô faz hoje, dia 08/08/08, 80 anos.

e o meu vovô zé tem as bochechas mais fofas do mundo, faz as melhores costeletas grelhadas do universo, é lindo e eu adoro-o para todo o sempre (e nunca a palavra sempre teve tanto significado) <3

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

dedicatória #7


agora que já te safaste aqui da "barcilónia", como diria o (grande) mestre, ficam:

- as fotos que foram tiradas e também as que poderiam ter sido tiradas
- as memórias de todos os momentos bons e bons, porque contigo só há momentos bons
- a alegria que espalhas e que deixaste aqui, que vai durar até muito depois de teres partido
- todos os teus preciosíssimos ensinamentos, como as novas palavras que puseste no nosso dicionário
- as badeiras partilhadas
- os passeios frustrados
- os passeios efectuados
- os cafés, os kebabs, os sumos naturais da boqueria, as cavas da champanheria, as massadas cravadas a italianos, o bacalhau de 3 maneiras diferentes, e toda a panóplia de pitéus que foram saboreados em conjunto
- a tua compreensão pelo meu desespero em relação aos programas de velhos
- a força que dás, a maneira como fazes qualquer pessoa sentir-se melhor pelo que é
- a melhor pessoa que me tornei (certa ainda que infinitesimalmente) por passar mais tempo contigo
- 6 meses de família contigo nela
- a amizade, que vai contigo onde tu fores
- e o riso, o riso... o teu riso, que não tem igual.


tás no meu top 5 das melhores pessoas do mundo que eu conheço.
adoro-te para sempre.
y ya te echo mucho de menos...

domingo, 3 de agosto de 2008

reflexões #10

à medida que vamos ficando mais velhos, a gravidade da merda que fazemos é maior.

sim, magoamo-nos uns aos outros; sem querer, de propósito, de propósito a fingir que é sem querer, e todas as combinações possíveis entre estas. são pequenas coisas, vamos esquecendo, vamos perdoando, vamos andando para a frente sem problemas. faz parte da vida.

mas às vezes fazemos uma granda merda. podemos até nem nos aperceber da gravidade do que fizemos, mas às vezes marcamos as pessoas para sempre. erros que envolvem traição são inesquecíveis. podemos não considerar traição o que fizemos, mas, se a outra pessoa achar, quem é que tem razão?

e se a outra pessoa nunca mais vai conseguir esquecer a merda que fizemos, e vai ter que viver o resto da vida com ela e suas consequências, não seria no mínimo justo que nós também nunca mais nos esquecêssemos?

podemos achar que não, quando fomos nós que errámos, mas se fosse ao contrário de certeza que o mínimo consolo possível seria saber que a outra pessoa também vive com o erro que cometeu e que se arrepende todos os dias.

uma coisa que me tira do sério é ver isso. ver que as pessoas que sofreram alguma coisa insuportável nunca mais vão ser as mesmas, que passam uns bons tempos na merda e a tentar sair dela, e que as pessoas que as foderam continuam a dormir bem à noite e nem se lembram que alguém neste mundo todos os dias acorda menos feliz do que era antes do que lhe fizeram. irrita-me que esqueçam isso. como quem esquece o mau filme que viram na TVI no domingo passado.

não devia ser assim.

sábado, 2 de agosto de 2008

uma coisa que me irrita solenemente:

vais calmamente na rua com o teu mp3 e, subitamente, um dos fones avaria-se. ainda irrita mais quando não avaria totalmente e só faz mau contacto, de forma a que, consoante os teus movimentos, às vezes sejam mono e outras vezes stereo. irrita-me porque, por causa de um, ficaste sem fones.

aguenta-se só com um fone até se comprarem outros.

o pior, e que me irrita ainda mais que o resto, é quando, sem aviso, o outro também avaria e ficas sem música! sem música! tens um mp3 mas, sem fones, é como se não tivesses nada!

agora juntem em cima disto o facto de adorarem os vossos fones e quererem outros iguaizinhos a estes e não haver na cidade onde vivem. e, ainda em cima disto, o facto de não terem tempo de ir comprar outros quaisquer fones de merda, ainda que fossem contrariados.

e eu não sou ninguém quando tenho que ir fazer as compras de sábado sem música nos ouvidos. por isso é que estou aqui a escrever este post, a empatar. porque estou irritada e contrariada.




lembrei-me agora que acabei o técnico! já não estou irritada nem contrariada. fui!