sábado, 28 de fevereiro de 2009

dias cinzentos.
banhos tardios.
giboianço.
harry potter.
e a premiere que não sai.
parece domingo.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

quero mais #9


sant pol de mar + cococinela + sol + areia que faz cócegas nos pés + água quentinha e azul

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

parabéns

faz de conta que hoje é ontem. ontem o blogger não me deixava postar...



esta amizade já vai longa. o reumatismo, os bicos de papagaio, a menopausa, as arritmias, a pele seca e as rugas já rondam, mas ela continua fresca e boa. passamos menos tempo juntas mas não estamos menos próximas.

és linda todos os dias e mais a cada ano que passa. os 26 vão-te trazer surpresas boas, tenho a certeza, e eu vou estar lá pra ver.

amo-te. parabéns*

P.S.: estamos um ano mais perto dos martinis ;)

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

óscares 2009 - após (updated)

acabei agora de ver a minha primeira edição dos óscares em directo. comi 3 pacotes de pipocas e bebi 1,5 L de coca-cola, chorei 5 vezes, ri-me mil vezes, surpreendi-me 4 vezes (best foreign movie, best director, best actor, best supporting actress), chateei-me 1 vez (best original song).

como, evidentemente, não consigo dormir agora, aproveito para fazer alguns comentários sobre o que vi, cerimónia e prémios. há coisas a dizer sobre as próprias nomeações, mas esse tempo já passou.

vencedores aqui.


alguns pontos altos da noite:


1. a cerimónia foi muito simples e bonita. a forma como apresentavam as nomeações para os prémios de melhor actor/actriz, a apresentação em forma de musical (o hugh jackman canta muito bem e eu não sabia), o modo como explicaram e conseguiram tornar interessantes os prémios técnicos (eu aprendi imenso) e vários outros pormenores fizeram com que as últimas 4 horas e meia passassem num instante.

2. pensava que ia ser uma seca ver a cerimónia na TVI por eles traduzirem os discursos e interromperem as apresentações, mas não foi. os comentários são guardados para os intervalos e podemos ver a cerimónia no seu todo.

3. o espectáculo de abertura do hugh jackman, e ver que a anne hathaway canta tão bem.

4. a penélope ganhar e falar aquele espanholzinho delicioso.

5. a vitória do dustin lance black pelo guião original de Milk. o discurso honesto e comovido dele = choradeira.

6. toda a participação da kate winslet mas em particular o seu discurso de vitória. foi tão honesto e comovedor que, pronto, = choradeira. quando ela agradece às suas companheiras de nomeação, se refere a elas como "goddesses" e diz que de certeza que nenhuma delas acredita que está ali junto com a meryl streep... = choradeira. nos seus 2 filmes deste ano já se nota que ela se tornou numa actriz "a sério", amadureceu e vai dar que falar, mas este discurso para mim foi a confirmação. sou fã dela a partir de hoje.

7. o discurso do sean penn. adoro a sinceridade dele, a referência que ele faz ao mickey rourke, e o aproveitar para fazer um statement político. = choradeira.

8. o espectáculo de homenagem aos musicais, coreografado pelo baz luhrmann, do qual a beyoncé deveria estar ausente - ver alínea 3 de pontos baixos.

9. o ben stiller.

10. a homenagem ao jerry lewis = choradeira.

11. a vitória do heath ledger = choradeira.

12. as performances dos nomeados para melhor canção original.

13. ver cada conjunto daqueles 5 magníficos actores reconhecidos com óscares nomearem e dizerem coisas magníficas sobre os nomeados. por exemplo: sophia loren - meryl streep, anthony hopkins - brad pitt, robert the niro - sean penn, etc.

14. a boa disposição do danny boyle ao longo da cerimónia foi contagiante. adorei ver aquela alegria cada vez que alguém da sua equipa ganhava um prémio.

15. o brad pitt é o homem mais bonito do mundo sem ser o meu pai.

16. falhei na melhor actriz mas não me importo, foi bem merecido. talvez até nem por The Reader, mas por Revolutionary Road ou por ambos.

17. falhei no melhor realizador e, apesar de saber que o gus van sant merecia, também fiquei contente.

18. falhei na best makeup, mas concordo. só disse Dark Knight porque sou fã fervorosa e incondicional :)

19. no melhor guião original disse Wall-E porque era giro ver um filme de animação ganhar este prémio pela primeira vez, mas percebo e concordo com o vencedor.


pontos baixos:


1. o Slumdog Millionaire recebeu 8/10 e o The Curious Case of Benjamin Button recebeu 3/13.
para mim, isto é ridículo.

2. quem é que no seu juízo perfeito, querendo dar o prémio de melhor canção ao Slumdog Millionaire, o dá à Jai Ho e não à O Saya?!

3. a beyoncé foi um estafermo, não sei porque é que foi para lá abanar aqueles presuntos e mostrar um playback malfeito.

4. a M.I.A. não ter actuado.*



de certeza que não disse tudo o que queria, mas por esta altura o sol está a nascer e a coca-cola a perder o efeito. valeu a pena.

*update

domingo, 22 de fevereiro de 2009

óscares 2009 - antes

voltei.

mais relaxada e preenchida e saudosa.

e hoje é dia de óscares. pela 1ª vez na vida vou vê-los em directo, com pipocas, coca-cola com gelo e limão e uma mantinha. para alguma coisa há de servir estar desempregada!


gostava que ganhasse:


Best Picture
Slumdog Millionaire

Best Director
Gus Van Sant - Milk

Best Actor
Sean Penn - Milk (mas só porque ainda não vi o Wrestler, no qual o Mickey Rourke me parece estar brilhante)

Best Actress
Meryl Streep - Doubt (mas eu acho sempre que ela devia ganhar)

Best Supporting Actor
Heath Ledger - The Dark Knight

Best Supporting Actress
Penélope Cruz – Vicky Cristina Barcelona

Best Animated Feature Film
Wall-E

Best Original Screenplay
Andrew Stanton, Jim Reardon, Pete Docter - Wall-E (apesar de só ter visto também o Milk)

Best Original Score
Slumdog Millionaire

Best Original Song
O Saya - Slumdog Millionaire (porque quando começou me vieram as lágrimas aos olhos e porque adoro a M.I.A.)

Best Film Editing
Chris Dickens - Slumdog Millionaire

Best Makeup
John Caglione, Jr., Conor O’Sullivan - The Dark Knight (eu sei que o Brad Pitt estava muito bem, mas eu não consigo esquecer-me do trabalho que fizeram com o Joker...)


quanto aos outros nomeados não me posso pronunciar. melhor documentário, guarda-roupa, edição de som, filme estrangeiro, efeitos especiais, argumento adaptado, por aí fora. ou porque não vi/li a maior parte ou porque não percebo nada do assunto e não consigo apreciar devidamente.


à 1h na TVI.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

apesar de usar máquina digital e compreender todas as vantagens que têm, para mim não há nada como uma oldschool. esforçamo-nos mais para disparar só quando vale a pena em vez de disparar a torto e a direito, a qualidade das fotografias é outra e têm aquele toque a antigo. acima de tudo, a surpresa que temos quando vamos buscar as fotograficas é insubstituível...


hoje revelei um e tinha verão e inverno, tinha barcelona, país basco, picos da europa, salamanca, algarve, viena e lisboa.































































































a maioria não está nada de jeito, mas são todas especiais.
canon = <3

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

recuerdos #1


como tenho vindo a referir, tempo livre é aquilo que tenho de sobra. como consequência, e visto que divido o meu tempo entre a casa do meu pai e a da minha mãe, ambas as casas têm sofrido mudanças drásticas.

na da minha mãe (onde vivo há mais tempo e acumulei mais tralha) tenho deitado quilos de "lixo" fora (recordações antigas ridículas, tipo pedras, fechos éclair partidos, bilhetes de metro, etc, e aquelas coisas que estão estragadas mas de que gostamos tanto que vamos guardando anos a fio, tipo estojos e mochilas e ténis já meios podres) e mudado móveis de sítio (aquelas mudanças que queremos experimentar mas que dão tanto trabalho que vamos sempre adiando).

na do meu pai a diferença é que nunca há loiça nem roupa por lavar, podia-se comer no chão das casas-de-banho (ousaria mesmo dizer nas sanitas, se não fosse uma ideia tão nojenta...), está sempre arrumadinha, e há sempre um jantarinho bom todos os dias.

portanto são assim os meus dias. anda uma pessoa a estudar uma vida inteira para isto... mas enfim, esta é uma divagação que fica para outras núpcias.

ora, quando se remexe em caixas de recordações, uma coisa que podia demorar meia hora a despachar, leva o triplo do tempo porque a pessoa mergulha nas mesmas. ri-se, chora, emociona-se, envergonha-se, fica triste, fica nostálgica, fica alegre, e lembra-se de várias partes da vida em que já não pensava há muito tempo. mas sai sempre rejuvenescida.

uma das coisas que vi ultimamente e que achei piada é o texto que escreveram sobre mim no final do 12º ano.


nada está actualizado (morada, números de telefone, mail, corte de cabelo!!! só o nome é que se mantém), mas é lindo ver como a betalhada dos maristas me via: "boxers de fora das calças 10 números acima a combinar com uns ténis do triplo da largura dos pés". e terem-me nomeado "miss radical", whatever that is, logo a mim, que de radical não tenho nada. e é giro eles chamarem-me "dread", dizerem que eu usava "correntes" e nunca percebi o que quer dizer "buéda radi, man, iô"... será que eu era uma motoqueira do hip hop e senil simultaneamente?... eu com aquele arzinho inocente e relaxado de quem só quer que a deixem em paz!

e já não me lembrava que me chamavam tangie (tempos de IRC) e que estava sempre a dizer "boom, já estás!" :)

ai ai... recuerdos de uma outra vida.









don't you let those tears quench the thirsty ground

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

ah!...

... e, peloamordedeus, vão já para o cinema!







quando a M.I.A. começou a cantar naquele momento emocionante, eu pensei que ia morrer... a sério: <3!

reflexões #17


há pessoas que amamos tanto que não precisamos que nos amem de volta. amores tão grandes tão grandes que são de ida e volta.


e às vezes... às vezes chegamos a ter o privilégio de ser correspondidos. quando isso desaparece continuamos a ter o eco do que nós sentimos, que é, ainda assim, demasiado grande para se poder ignorar.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

homenagem #15

Quando

Quando o meu corpo apodrecer e eu for morta
Continuará o jardim, o céu e o mar,
E como hoje igualmente hão-de bailar
As quatro estações à minha porta.


Outros em Abril passarão no pomar
Em que eu tantas vezes passei,
Haverá longos poentes sobre o mar,
Outros amarão as coisas que eu amei.


Será o mesmo brilho, a mesma festa,
Será o mesmo jardim à minha porta,
E os cabelos doirados da floresta,
Como se eu não estivesse morta.


Sophia de Mello Breyner Andresen

ando muito poética, eu, não sei o que se passa.

a homenagem de hoje vai a esta senhora. novamente, gosto desta poesia pelo realismo duro dela, sem pretensiosismos, paulo-coelhadas ou ocas filosofias.

mas gosto em particular de uma frase. a frase que, em 26 anos de literatura lida, mais mexeu comigo. não o meu livro ou poesia preferidos, não o meu conto, texto ou página preferidos, nem sequer a minha quadra ou pensamento preferidos - uma frase. não a frase mais bonita, mais bem construída ou mais poética ou romântica, mas a que mais mexeu comigo, mais me fez pensar, mais abalou as minhas convicções.


"Outros amarão as coisas que eu amei."



a uma frase perfeita nada se pode acrescentar.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

homenagem #14

Anti-Anne Frank

Esta criança esquálida,
de riso obsceno e olhares alucinados,
nunca apertou nas mãos a fria face pálida,
nunca sentiu, na escada, as botas dos soldados,
nunca enxugou as lágrimas que aniquilam e esgotam,
nunca empalideceu com o metralhar de um tanque,
nem rastejou num sótão,
nem se chama Anne Frank.

Nunca escreveu diário nem nunca foi à escola,
nem despertou o amor dos editores piedosos.
Nunca estendeu as mãos em transes dolorosos
a não ser nos primores da técnica da esmola.

Batem-lhe, pisam-na, insultam-na, sem que ninguém se importe.
E ela, raivosa e pálida,
morde, estrebucha, cospe, odeia até à morte.

Pobre criança esquálida!
Até no sofrimento é preciso ter sorte.


António Gedeão, o escritor, a.k.a. Rómulo de Carvalho, o professor.


é capaz de ser o meu poema favorito de sempre. não gosto de poesia, mas a dele mexe comigo, exactamente por não ser pretensiosa e por ser tão realista que faz doer qualquer coisa cá dentro.

a primeira vez que manifestei o quanto gostava da poesia dele à minha avó, ela disse-me que também gostava muito. "ainda bem que se tornou poeta!, ao menos fez alguma coisa de jeito na vida" - disse ela.

e depois explicou-me que, antes de ser escritor, ele foi professor de físico-química dela, o pior professor da história dos professores. punha as meninas a chorar e humilhava os rapazes em todas as aulas. e ainda se metia com as meninas, que tinham à volta dos 14 anos! oferecia cigarros à minha avó para convencê-la a ficar na aula depois da hora a conversar com ele, o que me faz pensar se foi ele que fez com que ela começasse a fumar.
se foi, desejo que onde quer que esteja não consiga respirar. que lhe doa cada pedacinho de corpo a cada inspiração que tente e que não tenha ninguém para lhe dar a mão até asfixiar sozinho.

e, no entanto, adoro a poesia dele. a minha avó também adorava. ainda bem que se tornou poeta!

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

boas notícias

quanto mais se dorme mais sono se tem.
quanto menos se faz menos se quer fazer.

estas são as máximas que regem a minha vida nestes tempos de desemprego.

uma das consequências, além de dormir 12 horas por noite e mesmo assim não conseguir acordar com o despertador, é que estou totalmente fora da realidade; isto é, não sei o que se passa no mundo. nada.
quando leio, ponho a literatura em dia (os últimos livros que li que estão aqui à esquerda foram lidos em 3 meses); quando vejo tv, ponho as séries em dia. nada de telejornais, publico online, nem sequer disco digital...

o que me leva ao assunto do dia: o que é que aconteceu hoje?! aconteceu que me levantei às 8h30!!! (não consigo lembrar-me da última vez que isso aconteceu, sinceramente, mas não é esta a parte importante) tratei de uns assuntos, saí para o breve sol que ocorreu nesse preciso momento, a apreciar o facto de ter saído de casa e de sentir contacto com o mundo, entrei numa papelaria e...


NINGUÉM ME TINHA DITO QUE A PREMIERE VOLTOU!!!

ok, não é a melhor revista de cinema de sempre, MAS eu adoro ler coisas em papel, desfolhar em vez de ler online, e é a única em portugal. apesar de o desemprego não deixar muito dinheiro para comprar revistas, desta eu preciso!

e é o número 5! portanto já voltou há imenso tempo, e eu não sabia de nada... se calhar devia ganhar o hábito de despir o pijama e sair à rua, não sei... ahahaha!

ADORO
boas notícias! já ganhei o dia! e um bom dia para vocês também!

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

vicky cristina barcelona

"E óptimo é também Vicky Cristina Barcelona, uma comédia sexual de um Woody Allen rejuvenescido e a fazer de Barcelona a sua nova Manhattan, nem que seja só por um filme.
(...)
Penso que Vicky Cristina Barcelona não irá converter quem nunca foi à bola com Woody Allen e talvez também não convença quem caiu no preguiçoso lugar comum que legislou que nenhum filme que ele fez nos últimos anos (à excepção do mais consensual Match Point) e nenhum que ele fará nos próximos, se irá comparar aos que ele fez nos anos 70 e 80. Mas, para mim, é uma pequena e fina iguaria, uma saborosa tapa (para continuar o ambiente espanhol do filme) onde Allen experimenta pôr um pezinho no colorido universo Almodóvar sem deixar de ser ele próprio."


já vi este filme em setembro de 08 em barcelona, e foi o único woody allen que vi até hoje de que gostei. por isso, embora perceba o que o nuno markl disse, a mim o senhor conseguiu dar a volta; volta esta suficiente para me fazer ver filmes seus que ficaram para trás (alguns) e ficar à espera dos próximos. desde que, claro, ele continue no mesmo registo, brilhantemente descrito pelo nuno markl como sendo "um pezinho no colorido universo Almodóvar sem deixar de ser ele próprio". adoro!
embora ache que cerca de 60% do meu entusiasmo tem a ver com o facto de o filme ter saído no ano em que eu vivi em barcelona (os meus flatmates ao saírem de casa quase tropeçaram no woody e na scarlet) e eu ter reconhecido todos os sítios filmados e terem praticamente filmado a minha casa, não deixa de ser um filme que acho que vale a pena ver, nem que seja pela interpretação da penélope cruz e o quanto ela nos faz rir.

2008 em fotografias

a tristeza individual é zero comparada com a miséria colectiva. acho que se estivessemos num satélite em órbita, nos abstraíssemos de nós mesmos e pudessemos olhar o Mundo lá de cima... é provável que não conseguíssemos voltar às nossas vidinhas. é tudo demasiado brutal, desde a natureza à nossa própria violência.














o ano de 2008 imortalizado em fotografias.

estas e muitas mais aqui, aqui e aqui.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

mudanças

tudo na minha vida está em mudança.

2008 foi o ano da mudança: vivi fora, fiz novos amigos, aprendi outra língua, perdi pessoas, acabei o curso.

e 2009 tem mais mudanças para mim. não sei quais e não sei se para melhor ou pior, mas muita coisa está por acontecer (há uns tempos dizia mesmo que tudo estava por acontecer). sinto um misto de expectativa e medo. preciso de mudança mas sei, sinto na pele todos os dias, que há mudanças que são para muito muito pior.


quero rapar o cabelo, passar de 6 para 8 mm.
quero true love lasts forever na pele, quero os que estão longe perto, quero ver-ver-e-ver.
quero/tenho-que always remember ou never forget, e receber os novos na minha cidade.
quero só para sempre outra vez, e quero que as feridas fechem.
quero recuperar a paz que não consigo sentir há 2 anos.


tudo o que quero mudar tem que esperar pela mudança que não sou eu que escolho - nas próximas semanas tenho que mudar, e só depois posso mudar.

começo pelo blog. precisa de um novo look, que corresponda mais ao meu Novo Eu. tem quase 2 anos de vida e nestes 2 anos... tudo aconteceu. o azul clarinho deprimia-me porque reportava a tempos alegres e os quadradinhos a separar cada secção faziam-me lembrar constantemente a ironia da minha desordem. como é que eu ainda não o tinha mudado? não sei, temos sempre medo de mudar. mas chega um dia que tem que ser, é insuportável não mudar.

no entanto, há coisas que permanecem. tanto no blog como na vida. há coisas que ficam iguaizinhas. sempre e para sempre. ainda bem ainda bem ainda bem...