quarta-feira, 30 de dezembro de 2009


amizades à prova de chuva e distância. até de pijama numa terreola perdida na europa. worldwide.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009


há uma semana comprei um blusão de cabedal (prenda de anos adiantada da mommy) e hoje comprei uma mala "à mãe" e roupa interior sem cores primárias. estou preocupada. será que estou a ficar adulta?

i wanna be young 'till i fucking die.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

street art #2


oh banksy...
<3

obs #6

gostava bué de escrever uma cena tipo "ah e tal, o terramoto desta noite", mas pronto, aqui nao se sentiu terramoto nenhum. o meu facebook, no entanto, está cheio de comentários destes.

o que eu posso dizer, que é bem melhor, é "ah e tal, NEVOU ONTEM À NOITE!!!" :D hoje está solinho e tudo branquinho.

mas a minha vida nao é fácil, nao senhor, isso é o que vocês pensam!

entao nao é que esta manha chego ao meu duche matinal, meto champô na mao e, em vez de o levar à cabeca, desato a lavar a cara?! quando me apercebi e abri a boca para soltar um impropério, saiu-me uma bolinha de sabao em vez de um palavrao! true story!

mas nao fiquei por aqui, claramente. saí de casa, caminhei 20 minutos até ao trabalho, tirei umas fotos pelo caminho, e quando meti a mao na mala para tirar a chave do instituto... nada de chave! achei que a tinha deixado pendurada na porta de casa, mas nao me apetecia nada voltar tudo para trás (keep in mind que o instituto é no topo de um monte); como era dia de group breakfast, tomei primeiro o pequeno-almoco com eles e depois lá me pus outra vez a caminho de casa. nao me apetecia nada ter que mudar a fechadura, visto que sem falar alemao é complicado, e amanha é o último dia útil em que me encontro neste país. bom, mas fazendo fast forward até ao momento em que cheguei a casa, ignorando o número de vezes que ia partindo uma perna no caminho por causa do gelo e os 10 minutos que demorei a tocar à campainha dos vizinhos todos até alguém abrir a porta, a hello kitty do meu porta-chaves lá estava pendurada à minha espera...

senti um certo alívio, confesso. e depois mais 20 minutos na neve a caminho do trabalho. vamos lá a ver o que o resto do dia me reserva...


terça-feira, 15 de dezembro de 2009

coisas da química #12 / a maria gosta #11

lembram-se de falarmos do catalisador de ziegler-natta? este catalisador deu o prémio nobel a ambos os envolvidos, mas o ziegler é que descobriu o catalisador de titânio e organoalumínio enquanto director aqui do mpi de mülheim (ou seja, o max-planck-institut de química orgânica); mais importante que isso, patentou-o no uso na síntese de polietileno (o natta usou-o para catalisar a síntese de outros polímeros menos importantes), que é o polímero mais usado no mundo todo ainda hoje em dia.

basicamente de cada vez que alguém fazia um plástico qualquer, em qualquer parte do mundo, o bolso do senhor ziegler tilintava. a fortuna, claro, foi toda dirigida para o instituto e o senhor ziegler fez uma boa fortuna. na altura o mpi resumia-se a 1 ou 2 pequenos edifícios, mas depois do ziegler dominar a situacao, construiu-se o edifício em que eu trabalho hoje; na altura era grande demais para o número de trabalhadores, mas ele já previa que iria aumentar, e hoje em dia é perfeitamente adequado. mandou construir também vivendas em redor do instituto para os trabalhadores, e é aí que ainda hoje vivem quase todos os bosses e muitos dos trabalhadores mais antigos (incluindo o ben). é, portanto, gracas à sua patente e à sua visao do futuro que o mpi für kohlenforschung é o que é hoje em dia.



ora, acontece que o senhor ziegler nao gostava de apanhar chuva. consequentemente construiu UM TÚNEL da sua casa para o trabalho! eu acho isto genial... adoro túneis! hoje em dia quem mora na antiga casa dele ainda pode vir para o trabalho pelo túnel.
mais que isso, construiu um ELEVADOR da biblioteca para o seu gabinete!! ahahahah! tinha mesmo piada, o homem!


à pala desta situacao do túnel, e de eu andar histérica com a história, descobri através de um dos meus técnicos de laboratório, que há VÁRIOS TÚNEIS a ligar quase todos os edifícios do instituto!!! oh meu deus, fiquei louca!


quando se aperceberam do meu entusiasmo com os túneis, contaram-me também que há um BUNKER no instituto!!!! foi construído, claro, por causa da guerra.


ainda melhor, IF EVER POSSIBLE, esse bunker está ligado a um OUTRO BUNKER por baixo do jardim com o lago dos patos (angie, vera, guedes, ana fi, é aquele parque que se atravessa a caminho do instituto) POR UM TÚNEL!!!!!




opah, por favor... alguém consegue compreender a dimensao do meu entusiasmo? alguém imagina o nervoso miudinho que se apodera de mim de cada vez que estou a trabalhar e me lembro disto? só preciso de descobrir onde sao os túneis e depois nunca mais ninguém me apanha.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

obs #5

a vida vai bem. o trabalho vai bem, festas todos os fins-de-semana, as pessoas que me rodeiam continuam a ser suficientemente interessantes para que eu continue sem me aborrecer nesta terreola. além de que agora há weihnachtsmarkt para entreter, com glühwein, barbe-à-papa (zuckerwatte, mas é a minha 3a palavra preferida em frances e utilizo-a sempre que posso), feuerzangenbowle, flammkuchen, árvores de natal e luzes por todo o lado, e outras coisas que tais. e daqui a 2 semanas estarei em lisboa! e nunca nunca esquecer o benfica, que continua a ser o máior.