segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

reflexões #28 / querido diário #3


tenho tido muita muita muita sorte na vida. por vários motivos, mas hoje quero-me referir às pessoas que sempre me rodearam.

uma vez um dos meus progenitores (já não me lembro qual deles) disse-me que eu tinha muito jeito para escolher amigos, mas eu acho que é muito mais que isso. se eu encontrasse um bom amigo no meio de uma multidão de gente que não interessa, sim, seria uma questão de jeito, mas eu sempre estive rodeada de gente espectacular; se escolhesse ao calhas uma pessoa qualquer para ser minha amiga, teria grandes probabilidades de encontrar um bom amigo. portanto é uma questão de sorte, de boa fortuna, bom karma. até porque no lote de pessoas 5 estrelas que conheço se inclui toda a minha família mais próxima, e esta eu não escolhi, foi-me destinada.

claro que já muita gente me deu desgostos, mas não quer dizer que não fossem boas pessoas ou minhas amigas (tirando raras excepções). se dependemos dos outros para sermos felizes (e acabamos sempre por depender), mais tarde ou mais cedo qualquer coisa corre mal, mas faz parte.



esta foi a parte da reflexão. agora vamos à parte do diário, que, de certa forma, advém da reflexão.



este fim-de-semana teve pontos altíssimos, começando na 5ª feira e até hoje.

5ª feira: chego a casa cansada e gelada vinda do step, são 20h30 e estou a morrer de sono. abro o correio por hábito (é raríssimo ter alguma coisa) e tenho um postal XXXPECTACULAR do joão da terra! ainda para mais este postal não é daqueles postais "olá, tudo bem, comigo tudo, por aí como vão as coisas, por cá vai-se andando, o tempo e tal"; nada disso. é uma partilha de um pensamento, de um momento vivido ao final do dia, chegado do trabalho. é, ao fim e ao cabo, um wormhole para a mente (atribulada, confusa, demente, genial e linda) de um Amigo que perdura, apesar de 3 emigrações e insuficientes conversas nos intervalos entre elas. foi como tê-lo sentado ao meu lado outra vez, a rabujar com a dona paula da biblioteca, ou a torrada que estava demasiado queimada. tenho uma cicatriz chamuscada no coração, no sítio onde a saudade dele está a doer.

sábado: são 8h30 da manhã, estou a dormir profundamente (ou o mais profundamente que me é possível) há 4 horas, ainda estou ébria da festa de 6ª feira, e tocam-me insistentemente à porta. depois de tentar ignorar por alguns minutos, abro um olho e lá cambaleio até à porta. atendo e é uma encomenda para mim, um pacote grande embrulhado em papel pardo. da vera e da ângela. sento-me descalça, despenteada e de pijama na cama, mas agora com ambos os olhos esbugalhados e subitamente sem sono. abro um saco de papel do starbucks e lá de dentro tiro um termos do starbucks com corações vermelhos... desde que eu sou um embrião que um dos meus sonhos é andar com uma coisa destas! ir para o trabalho a beber café num termos GIRÍSSIMO é uma cena que eu nem tenho palavras para descrever... comecei a chorar. e depois abri uma caixa da tom tom shop. era uma torradeira cor-de-laranja que tosta "i love you" nas torradas... continuei a chorar. depois abri o postal e li. chorei ainda mais, e depois voltei a adormecer com as minhas prendas ao meu lado na cama.

hoje/2ªfeira: do nosso grupo, eu, a claire e o marco gostamos de ler. mas a claire só lê basicamente autores franceses e o marco e eu temos um pouco mais de terreno em comum (ou tentamos ter). partilhámos um com o outro quais os nossos livros favoritos na nossa língua mãe (e o marco até me disse que queria ler fernando pessoa e eu fiquei de queixo caído e já tentei arranjar qualquer coisa em italiano mas ainda não encontrei) e ele disse-me que o livro italiano preferido dele é o il sistema periodico do primo levi. como estou farta de inglês e preciso mesmo de ler em português porque parece que já não sei nada, tentei encontrar a tradução quando fui a portugal, mas disseram-me que a única edição que existiu esgotou e não publicaram mais. ora, o marco foi a itália este fim-de-semana. hoje chegou ao meu escritório, deu-me um embrulho, piscou-me o olho e foi-se embora outra vez. claro que assim que vi o que era, fui a correr atrás dele e enchi-o de beijos - arranjou uma tradução em brasileiro. nunca li nenhum livro traduzido em brasileiro, preferia sempre em inglês, mas de qualquer modo com o novo acordo ortográfico é quase a mesma coisa, e estou mesmo farta de inglês, por isso vai-me saber bem!




às vezes as pessoas perguntam-me como é que eu posso estar sempre feliz; é uma discussão que tenho com muita gente, o facto de me considerar uma pessoa feliz mesmo quando estou triste ou me acontecem coisas más. se tivessem uma vida como a minha, acho que também seriam assim.

a maria gosta #17

a apoplexia/triplo AVC transformou-se em coma. hoje descobri o nome de outro dos desenhos animados que eu mais vi na minha infância, e que mais ninguém conhecia... The Secret of Nimh


esta sensacao de reencontrar algo tao querido e em que já nao pensava há tantos anos é maravilhosa; como se partes adormecidas do meu cérebro subitamente voltassem a funcionar.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

querido diário #2

como twittei aqui há uns dias, estou ligeiramente enfadada de festas e cerveja. consequentemente, na 6a feira passada baldei-me a uma festa, pela primeira vez em 10 meses. foi um dia de mau humor geral (especialmente meu), e achei que era melhor assim. e até porque a festa era de uns gajos do fürstner group, e sao sempre aborrecidas. tive, em vez disso, um jantar romântico de sushi com a minha pessoa preferida.
ora, no momento em que ia a pagar reparei que a minha carteira nao se encontrava no sítio devido; um belo final para um belo dia... nessa noite nao consegui dormir como deve ser, e às 7 da manha decidi que, se nao ia dormir, mais valia ir até ao instituto e procurar a carteira. entao sao 7 da manha de sábado, escuro, um frio de rachar, ruas vazias e eu só ouco pássaros e o eco dos meus passos até chegar ao trabalho. depois do pânico inicial por nao encontrar a carteira onde ela devia estar, lá a encontrei no laboratório, o que nao faz sentido nenhum. fiquei aliviada, roubei um resto de pizza fria da festa, meia garrafa de coca-cola, e lá fui eu de volta para a cama.
hoje volto a ter festa, desta vez de despedida dos coreanos-bebés que estiveram cá por 3 meses. novamente nao muito in the mood, mas lá terá que ser.
há bocado submetemos o paper. é óptimo, claro, mas a minha contribuicao foi pequena; de alguma forma tudo o que fiz ficou para o próximo, ou correu mal. tive que repetir à última da hora uma reaccao porque nao tínhamos um bom rendimento e devíamos ter; entao ontem estive no laboratório até às 23h30 e hoje acabei tudo à pressa 5 minutos antes da submissao, apenas para concluir que o rendimento era realmente baixo e portanto íamos retirar essa reaccao do artigo. nao estou, portanto, excitadíssima como devem estar o marco, o fred e o chefe, e gostava de estar. espero conseguir contribuir mais para o próximo e que seja alta adrenalina :)
e parece que o carnaval aqui na alemanha é alta cena; eles que sao todos contidos, dao em doidos! especialmente aqui nesta regiao, ouvi dizer. por isso amanha lá iremos nós a caminho de colónia, no meio dos -5°C e da neve que já enjoa.
sim, a neve já enjoa. lamento ter que dizer isto, porque ao início de cada vez que caíam flocos quase que chorava, e parecia uma crianca de 4 anos de olhos esbugalhados, mas é um facto. nao vejo o sol há 2 meses e já estou cansada. quero primavera, se faz favor.
bom fim-de-semana para todos!

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

street art #5


lazy banksy. laaaaaaaaaazy day.

reflexoes #27 / querido diário #1


esta fossa anda numa fase em que parece mais um tumblr/fotolog do que propriamente um blog. estou numa fase visual - acho que falo demasiado durante o dia e acho também que o português se me está a escapar por entre os dentes (dizer "por entre os dedos" soaria desapropriado).

aproveito para dizer que neste blog nunca se aderirá ao novo acordo ortográfico. gosto do português como o aprendi.

agora que penso nisso, há muito tempo que nao abro um livro (sem moléculas e mecanismos de reaccoes, só texto). apetece-me eça. que boss. com'ó benfica.

e ontem ri-me tanto na aula de step, só fiz disparates e torci o pé no meio do "angeeeeeel, drei, zwei, eins!" (nao perguntem o que é).

à quarta-feira é sports day® (vivi - swimming pool, claire - gymnastics, fred+marco+jiwoong+ilija+artur+nicolas+olga - soccer, tere+pilar+bin - step); depois de suarmos as estopinhas (acho que nunca tinha usado esta expressao), voltamos para o lab para checkar TLCs, fazer work-ups ou evaporar solventes, e é sagrado: às 21h30 encontramo-nos na seminar room a.k.a. party room do 5th floor, encomendamos pizza, abrimos vinho tinto, vodka/whiskey, puxamos de uns quantos temas de conversa ou jogos de cartas e ali ficamos.

consequentemente, à quinta-feira é dia de entrar às 10h a.k.a. sleepy day®.

se calhar comeco uma nova rubrica, nao? "querido diário". parece-me bem.

a maria gosta #16


epic scene.
qualquer fa percebe este poster. respect.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

já nao sei onde mais partilhar isto

Surprise, surprise! An unexpected skeletal rearrangement was developed into a chemo- and stereoselective synthesis of -allyl and allenyl lactones with challenging substitution patterns (see scheme). The generality, unique features, and synthetic potential of this reaction were probed and a mechanism was proposed.





para os que me seguem no facebook e google reader, pouca sorte, hao-de ver isto milhares de vezes até saberem o mecanismo de cor! :) o artigo nao é meu, mas é como se fosse. o nosso grupo é muito coeso, funcionamos muito como equipa (mais até como família), e estamos todos felizes com a nossa primeira publicacao. estou muito orgulhosa das minhas babygirls e de todo o árduo trabalho até aqui chegar e, claro, do meu chefe, que nos dá as ideias, a motivacao, e consegue fazer tudo parecer interessante.

que seja o primeiro de muitos!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

homenagem #20


portugal <-> south korea
one <3

de vez em quando alguém aparece na nossa vida que parece que tem o único intuito de nos fazer felizes. só precisam de estar na mesma divisao que nós. é tao lindo. sente-se a ligacao depois do primeiro ou segundo contacto, e é tao recíproco que dispara para todos os lados e toda a gente à volta a consegue sentir. e mais lindo ainda quando as duas pessoas vêm de pontos quase opostos do planeta, têm personalidades absurdamente distintas e se conseguem encontrar a meio caminho, contra barreiras linguísticas e culturais, contra preconceitos e interferências de terceiros, contra mal-entendidos e passados mal resolvidos.

a melhor parte é que chegam sempre na altura certa, e operam sempre milagres. nao interessa se virao coisas más também, o que interessa é que mudam a nossa vida para melhor. e para sempre.