terça-feira, 25 de janeiro de 2011

epá, pronto, eu nao gosto muito de bolos. só tipo de pao-de-ló (em particular de ovar), bolo de manteiga, pasteis de nata e coisas semelhantes. nao gosto de chocolates e cremes e cenas buéda nojentas às cores.

mas hoje tive que trazer bolos, porque é tradicao. pfff!

a pior parte é ter que dar apertos de mao a gente que nem sequer conheco que me dá os parabéns em alemao.

parabéns a mim!

domingo, 23 de janeiro de 2011

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

lembram-se disto?

pois o michael douglas está muito melhor! :D

querido diário #33


nao tenho feito updates porque lidar com a saudade me consome toda a energia. nem para trabalhar sobra, infelizmente. o meu forte nunca foi lidar com saudades. hoje deixei-me de procrastinacoes (a.k.a fingir-me ocupada com relatórios que nao andam para a frente), tapei o cu com a bata (e as outras partes do corpo também, claro) e pu-lo no laboratório.

tenho sensivelmente 1 mês para terminar um projecto para submetermos o paper. este vai ser a doer... e fiquei a saber que eu, o marco e o fred (que, claro, vamos voltar a ser something-friends-forever) vamos também ficar desta vez ligados ao davide for-fucking-ever! (sim, no meu grupo ninguém quer saber de quem é primeiro autor e segundo autor e essas merdas, só queremos saber de quem vamos ficar amigos para sempre no papel, até depois da morte, enquanto houver alguém ler os nossos artigos)

se calhar ainda nao vos contei que o davide é agora a minha nova pessoa favorita, mas ficam a saber. é italiano, lá do norte da zona do marco, e parece muito tímido e sério e quando abre a boca toda a gente se escangalha* a rir. e trabalha na hood mesmo ao lado da minha e eu adoro-o com tanta devocao que ele fica sempre muito envergonhado (ex.: quando, depois das férias, desci as escadas a correr, atravessei o laboratório e lhe saltei para cima para o abracar à frente de toda a gente e nao fiz isso a mais ninguém). tem uma namorada de madagáscar (ninguém tem uma namorada de madagáscar, acho genial!) e é tao fofinho para ela que às vezes dá vontade de desatar à chapada.

esta sexta-feira temos outra festa temática para os anos do alberto e do nico, e o tema é movie characters! muito bom! vai ser muito muito bom!

só quero que chegue sexta! depois num instante é segunda e vou buscar o panda ao aeroporto na terca!!!


* já aqui mencionei que "escangalhar" é o melhor verbo de sempre?

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

querido diário #32

abstenho-me sempre um pouco de fazer previsoes para o ano seguinte, por supersticao. tenho sempre medo do que aí vem, sempre! até naqueles anos que acabam por ser maravilhosos.

há pouco tempo apercebi-me de que os meus anos vêm sempre aos pares, pelo menos desde 2001: dois bons, dois maus.


  • 2001 & 2002 bom (comecei a curso, nao fiz mais nada sem ser divertir-me e conhecer imensa gente fixe, relacoes que nao acabaram muito mal)
  • 2003 & 2004 mau (divórcio dos meus pais, muito mau, nem vale a pena explicar)
  • 2005 & 2006 bom (apaixonei-me bué, boa vida, paz com o mundo)
  • 2007 & 2008 mau (final de relacao muito mau, morte de 2 familiares muito queridos, acabar curso sob stress e nenhum apoio emocional de ninguém porque estava emigrada)
  • 2009 & 2010 bom (emigracao para a alemanha e tudo o que ela me trouxe de bom)

percebem entao porque estou duplamente preocupada com 2011.

o pior é que nao comecou bem. problemas familiares (nada meigos), discussoes com amigos (era o que me faltava), fiquei sem uma bolsa a que concorri (como é que avaliam o max-planck com 3.5/5?!), voltei às relacoes à distância (e por muito que seja por pouco tempo, a distância agora implica estarmos quase nos antípodas um do outro, faz com que o tempo pareca 3 vezes mais longo), problemas financeiros e por aí fora.

MAAAAS 2010 também comecou com sacrifício e acabou por ser bommmm...


optimismo. optimismo.

obs #19

tenho que partilhar convosco que consegui fechar uma garrafa de coca-cola tao bem tao bem que passadas 2 semanas (quando voltei das férias) parecia que a tinha acabado de abrir!

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

alemanices #23


no madrugada em que apanhei o avião para as férias de natal, (depois de acartar com um malão de 20 kgs para a rua, voltar a subir e acartar com outro de 10 kgs) deixei uma garrafa de vinho do porto à porta do meu senhorio (detesto esta palavra em português, e embora soe melhor em inglês continua a ser uma palavra muito burguesa, landlord; melhor mesmo só em alemão, vermieter), que é um casal de velhotes que vive no rés-do-chão do meu prédio.

escusado será dizer que eu e estes senhores velhinhos muito fofinhos não conseguimos comunicar. eles não falam ponta de inglês e eu não falo ponta de alemão. precisámos de intérprete para ver a casa, assinar contratos e coisas afins.

apesar de nunca nos termos compreendido verbalmente, há ali uma adoração. eles inicialmente não queriam sequer que eu fosse ver a casa, por não falar alemão, mas depois acabaram por marcar uma hora; como já se sabe o final da história nem preciso de dizer que, apesar de terem mais gente interessada na casa, me escolheram a mim. eu, claramente, ADORO velhotes. quem me conhece sabe que fico um pouco histérica, e isto desde que nasci (diz a minha mãe, que eu não me lembro de nada de antes dos 2 anos de idade).

continuando a história, deixei-lhes uma garrafa de vinho do porto à porta de casa, com uma cartinha que escrevi EM ALEMÃO (google translate FTW) a desejar bom natal e a dizer que ia 2 semanas a casa e tal e tal.



peloamordedeus, não é que hoje tinha um vaso de flores à porta de casa?! com uma cartinha a desejar bom natal, bom ano e que esperavam que eu tivesse tido umas boas férias?!

exhibit A:


"Wir bedanken uns für Ihre guten Wünsche zum Weihnachtsfest und zum neuen Jahr, und auch für den flüssigen Gruss aus Ihrer Heimat.
Wir hoffen, dass Sie einige schöne Tage zu Hause verbringen konnten - etwas weniger kalt als in Mülheim.
Für das Jahr 2011 wünschen wir Ihnen privat und beruflich alles Gute und dass Sie sich in unserem Hause wohlfühlen."

(claro que isto não é bem uma exhibit, porque fui eu que escrevi mas ACHAM MESMO que eu ia escrever uma coisa TÃO COMPLEXA num alemão TÃO CORRECTO?! por isso conta como prova FACTUAL, ok?!)

que coisa mais fofa!!!

claro que, se estivesse em portugal (ou países lusófonos, hispanófonos, anglófonos ou francófonos até), ia lá abaixo agradecer-lhes efusiva e verbalmente! como estou num país germanófono, vou agarrar no google translate e voltar a escrever um bilhetinho para deixar amanhã de manhã, numa onda "bora aprender alemão?! versão aulas gratuitas".

o que acham? é como ter um admirador secreto! e que, ATENÇÃO!, me deixa flores à porta de casa!*



* isto tudo tem ainda mais significado se vos contar que ontem, quando cheguei a casa após 2 semanas de férias, as minhas flores estavam todas mortas e eu quase comecei a chorar.