sexta-feira, 27 de maio de 2011

easter


2008 vivia em barcelona, refilava sobre a páscoa e jantava bacalhau com a minha "família" barcelonesa.

2009 paris outra vez.

2010 snowboarding in the austrian alps with my buddies.

2011 rir-me à gargalhada e ver pôres do sol em praga com o meu panda.



it just keeps getting better and better! :)

sexta-feira, 20 de maio de 2011

the fallen warrior

vocês conhecem o exército de terracota, certo? aqueles bons milhares de estátuas feitas em terracota de guerreiros e cavalos descobertos na china, perto de xian.

eu tinha um pos-doc chinês no meu escritório, que bazou há umas semanas; partilhámos escritório durante 2 anos e, quando ele foi a xian, trouxe várias figurinhas de terracota de lá e deu uma a cada um dos colegas de escritório.

ora ele, o shao, tinha a melhor secretária do escritório, junto à janela e o mais afastado da porta possível (privacidade); assim que ele bazou eu pisguei-me para a secretária dele. durante as mudancas o meu guerreiro de terracota caiu e ficou neste estado:


isto foi no dia a seguir ao shao ter bazado. acham que isto é um mau presságio? esta secretária estará assombrada? serei má pessoa? acho que lhe vou colar a cabeca. o que acham?

quarta-feira, 18 de maio de 2011

terça-feira, 17 de maio de 2011

a maria gosta #24

aliás, bora mas é tornar esta fossa interessante!

pois bem. eu adquiri um hábito (98% das pessoas diriam que irritante) de dizer adeus à moda da rainha de inglaterra. sabem como é, certo? acho que foi desde agosto de 2010, quando marcámos a nossa viagem para londres. desde aí toda a gente aqui do grupo diz adeus uns aos outros assim. it's a thing.

o que interessa é que o frank um dia foi à suica (nao tenho cedilhas, mas é o país) e viu uma cena perfeita para mim e comprou-me uma prendinha.

apresento-vos a minha rainha de inglaterra privada:


este vídeo foi feito agora! a mala dela é um painel solar e, portanto, ela nunca pára! é genial!


certamente nao ganhei o respeito dos meus leitores, mas espero ter pelo menos entretido alguém com um pormenor interessante da minha vida (hahaha).
eu sigo vários blogs em que todos os dias há um post novo. pode nao ser 100% dos dias, mas depois há dias em que vao 3 ou 4 para compensar. eu adoro isso e adorava ter sempre montes de cenas interessantes para dizer. mas nao tenho.

o máximo que vos posso dizer é que está mau tempo aqui, já é o 3° dia e isso afecta-me o humor.

terça-feira, 10 de maio de 2011

eu gosto muito do facebook, como já referi várias vezes. é a única forma que tenho de saber da vida das minhas pessoas. as únicas com quem troco telefonemas e/ou emails sao a minha mae, o meu pai e o meu irmao. de resto, se nao fosse o facebook nao sabia de ninguém.

claro está que nao sei nada daqueles que nao têm facebook ou que nao o usam.

mas o facebook anda-me a chatear, porque parece que já ninguém o usa. só os meus amigos de cá é que comentam nas minhas coisas (excepcao feita ao grande daniel jana que eu adoro e ao grande antónio rolo que após tantos anos voltou a estar tao presente na minha vida, mas que nao lêem o meu blog) e esses sabem o que se passa na minha vida de qualquer forma. ninguém updata status, ninguém uploada fotos das férias, ninguém escreve coisas engracadas nas walls uns dos outros em que todos possamos comentar... é tudo muito aborrecido. vou ao facebook e aprendo muito pouco e fico na mesma. nao gosto nada. o facebook nao é para ter, pessoal, é para usar. se é só para ter mais vale apagarem as vossas contas - é inútil e só serve para invadir a vossa privacidade.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

futuro

eu sei o que já disse diversas vezes. sei. lembro-me do que pensava na altura em que escrevi isto e isto. só que vocês têm que ver que isto foi há 3 anos atrás e eu sou outra pessoa. poucas células do meu corpo sao as mesmas que naquela altura e pensamentos ainda menos.

os amigos vao-se diluindo. nao os culpo por isso, é difícil fomentar amizades durante tantos anos, principalmente com uma pessoa tao preguicosa como eu (nada de emails, telefonemas, nem o skype eu uso, se nao fosse o facebook e/ou o blog nao sabiam se eu estava viva ou morta). também tendo a escolher amigos preguicosos como eu. e nao me posso culpar demasiado a mim mesma (os telefones dao para os dois lados). as verdadeiras amizades ficam, sim, mas cada vez estao mais espalhadas pelo mundo. aqueles amigos dos copos cada vez o sao menos, os copos acontecem bianualmente; adoro vê-los, fico contente de pôr a conversa em dia e saber que estao bem, mas infelizmente cada vez temos menos a unir-nos. a cada ano que passa vou menos vezes visitar portugal e nao fico assim muito triste. adoro ir lá, mas quanto menos vou mais gosto. estou a típica emigrante que vai 2 vezes por ano comer pasteis de belém, à praia, dar prendas de natal compradas no estrangeiro e pronto. o meu irmao já emigrou, a minha mae tem família nova, o meu pai está cá a passar 2 semanas - a vida vai acontecendo mesmo que estejamos fora.

é bom que nao possamos prever o futuro. se eu tivesse visto, aqui há 5 anos, que hoje estaria a fazer um doutoramento na alemanha e que já há 3 anos que emigrei, acho que tinha dado um pulinho do elevador do carmo, lá bem de cima.

claro que nao conseguiria ver o quao feliz estou hoje, e que tudo o que estou a viver e a fazer hoje faz todo o sentido na pessoa que sou agora.

e por isso é melhor nao poder dar uma espreitadela ao que vai acontecer daqui a outros 5 anos - podia ficar deprimida sem razao. seja o que for que aconteca, há-de ser o melhor para mim na altura, porque a minha vida tem sido assim, abencoada.

mas, se tivesse que adivinhar, dir-vos-ia que nao vou estar a viver em portugal como queria aqui há 5 anos. and all will be good nonetheless.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

coisas da química #24 (NSFW, NSFK)

estamos a escrever um draft! bom, demos o nosso draft ao chefe, que agora está a assassiná-lo ;)

e entao? - pensam vocês.

para os que me lêem e sao cientistas, sabem o que isso significa por isso nao preciso de explicar.

para os que me lêem e nao sao cientistas, este é o momento em que uma equipa que trabalha no mesmo projecto (eu, marco, davide), pode parar de trabalhar no lab por 1 ou 2 semanas, pegar nos resultados todos obtidos ao longo de meses e anos (neste caso 1 ano e 3 meses), sentar à secretária e finalmente escrever o que se passou com a esperanca de que os outros gostem. ao contrário de escritores normais, nao vamos ser julgados somente com base na forma de escrever mas principalmente no material que apresentamos.
isto significa ser julgado pelo árduo trabalho diário a respirar solventes, a literalmente sujar as maos, mais de 8 horas diárias 6 dias por semana passadas de pé (nao estou a contar as horas sentadas à secretária a interpretar resultados, a calcular coisas, a tentar planear o que fazer a seguir, a ler a ler a ler), a adiar o momento de ir fazer chichi porque agora nao posso parar o que estou a fazer, dores de costas de pernas de cabeca de pés de bracos, olhos a arder, estômagos doridos das horas sem comer. julgados por todos os fracassos, que sao sempre muito mais do que os sucessos, todas as lágrimas (porque, pronto, vamos ser honestos - vai sempre sempre haver umas 10 da noite de domingo em que estamos sozinhos no lab a olhar para cacos de uma merda qualquer partida com o nosso esforco de vários dias espalhado pelo chao ou pelo banho do rotavapor), momentos de desespero, saudades de casa (porque se sao cientistas, infelizmente, provavelmente tiveram que emigrar). e principalmente julgados nao directamente pelo nosso esforco, pelo que tentámos fazer, mas pelo que a química quis fazer através das nossas maos. nós podemos mandá-la para o caralho mas ela faz sempre o que lhe apetece, a puta.

acho que era isto que vos queria transmitir, que a maioria das vezes ninguém quer saber do quanto sofreram, o que interessa é o que têm a sorte de ter conseguido obter. agora de volta para o laboratório, que ela é uma puta exigente.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

update


visto que ando numa febre de leitura (7 livros em 4 meses), vou fazer um update. da última vez eram 15 em 100.

The BBC believes most people will have read 6 out of the 100.
Put an “x” by the ones you have read.

1 Pride and Prejudice - Jane Austen -
2 The Lord of the Rings - JRR Tolkien -
3 Jane Eyre - Charlotte Bronte -
4 Harry Potter series - JK Rowling - x
5 To Kill a Mockingbird - Harper Lee -
6 The Bible -
7 Wuthering Heights - Emily Bronte -
8 Nineteen Eighty Four - George Orwell - x
9 His Dark Materials - Philip Pullman - (metade do primeiro...)
10 Great Expectations - Charles Dickens -


11 Little Women - Louisa M Alcott - x
12 Tess of the D’Urbervilles - Thomas Hardy –
13 Catch 22 - Joseph Heller -
14 Complete Works of Shakespeare -
15 Rebecca - Daphne Du Maurier -
16 The Hobbit - JRR Tolkien - x
17 Birdsong - Sebastian Faulk -
18 Catcher in the Rye - JD Salinger -
19 The Time Traveler’s Wife - Audrey Niffenegger -
20 Middlemarch - George Eliot -


21 Gone With The Wind - Margaret Mitchell -
22 The Great Gatsby - F Scott Fitzgerald -
23 Bleak House - Charles Dickens -
24 War and Peace - Leo Tolstoy -
25 The Hitch Hiker’s Guide to the Galaxy - Douglas Adams -
27 Crime and Punishment - Fyodor Dostoyevsky - x
28 Grapes of Wrath - John Steinbeck - 
29 Alice in Wonderland - Lewis Carroll -
30 The Wind in the Willows - Kenneth Grahame -


31 Anna Karenina - Leo Tolstoy - x
32 David Copperfield - Charles Dickens - x
33 Chronicles of Narnia - CS Lewis -
34 Emma - Jane Austen -
35 Persuasion - Jane Austen -
36 The Lion, The Witch and The Wardrobe - CS Lewis -
37 The Kite Runner - Khaled Hosseini -
38 Captain Corelli’s Mandolin - Louis De Bernieres -
39 Memoirs of a Geisha - Arthur Golden -
40 Winnie the Pooh - AA Milne -


41 Animal Farm - George Orwell -
42 The Da Vinci Code - Dan Brown - x
43 One Hundred Years of Solitude - Gabriel Garcia Marquez - x
44 A Prayer for Owen Meaney - John Irving -
45 The Woman in White - Wilkie Collins -
46 Anne of Green Gables - LM Montgomery -
47 Far From The Madding Crowd - Thomas Hardy -
48 The Handmaid’s Tale - Margaret Atwood -
49 Lord of the Flies - William Golding -
50 Atonement - Ian McEwan -


51 Life of Pi - Yann Martel - x
52 Dune - Frank Herbert -
53 Cold Comfort Farm - Stella Gibbons -
54 Sense and Sensibility - Jane Austen -
55 A Suitable Boy - Vikram Seth -
56 The Shadow of the Wind - Carlos Ruiz Zafon - x
57 A Tale Of Two Cities - Charles Dickens -
58 Brave New World - Aldous Huxley -
59 The Curious Incident of the Dog in the Nighttime - Mark Haddon -
60 Love In The Time Of Cholera - Gabriel Garcia Marquez - x


61 Of Mice and Men - John Steinbeck -
62 Lolita - Vladimir Nabokov -
63 The Secret History - Donna Tartt - x
64 The Lovely Bones - Alice Sebold -
65 Count of Monte Cristo - Alexandre Dumas - x
66 On The Road - Jack Kerouac - x
67 Jude the Obscure - Thomas Hardy -
68 Bridget Jones’s Diary - Helen Fielding -
69 Midnight’s Children - Salman Rushdie - X
70 Moby Dick - Herman Melville -


71 Oliver Twist - Charles Dickens -
72 Dracula - Bram Stoker -
73 The Secret Garden - Frances Hodgson Burnett -
74 Notes From A Small Island - Bill Bryson -
75 Ulysses - James Joyce -
76 The Inferno – Dante -
77 Swallows and Amazons - Arthur Ransome -
78 Germinal - Emile Zola -
79 Vanity Fair - William Makepeace Thackeray -
80 Possession - AS Byatt –


81 A Christmas Carol - Charles Dickens - x
82 Cloud Atlas - David Mitchell -
83 The Color Purple - Alice Walker -
84 The Remains of the Day - Kazuo Ishiguro -
85 Madame Bovary - Gustave Flaubert - x
86 A Fine Balance - Rohinton Mistry -
87 Charlotte’s Web - EB White -
88 The Five People You Meet In Heaven - Mitch Albom -
89 Adventures of Sherlock Holmes - Sir Arthur Conan Doyle -
90 The Faraway Tree Collection - Enid Blyton -


91 Heart of Darkness - Joseph Conrad -
92 The Little Prince - Antoine De Saint-Exupery - x (esta é daquelas oferecidas...)
93 The Wasp Factory - Iain Banks -
94 Watership Down - Richard Adams -
95 A Confederacy of Dunces - John Kennedy Toole -
96 A Town Like Alice - Nevil Shute -
97 The Three Musketeers - Alexandre Dumas -
98 Hamlet - William Shakespeare -
99 Charlie and the Chocolate Factory -
100 Les Miserables - Victor Hugo -

19/100... tanta coisa para 4 livrecos. pffff! e nao conta ter lido 4 em inglês? e que 1 seja de um prémio nobel que nao figura nesta lista? e o facto de nao haver nenhum português na lista nao invalida a porcaria da lista?! ok, ok... vou continuar a batalhar.

e vocês, que estao para aí a falar? já leram algum, já? ahhh boi zé! :)