domingo, 25 de novembro de 2007

saudade

sempre tive a certeza que, quando estivesse fora, ia ter milhares de saudades da minha família, dos meus amigos, de fazer as MINHAS coisas na MINHA cidade. e sempre soube que era aqui que queria morar, sem tirar da equação morar uns tempos fora. mesmo quando vou para fora em férias, sempre me soube bem voltar. combino sempre com a minha mãe a ementa do dia de regresso, para matar saudades das minhas comidinhas preferidas, e sempre me senti contente e, de certa forma, aliviada quando vislumbro os contornos da minha terra.

ultimamente têm acontecido várias coisas novas para mim.
  1. fiz várias viagens este ano, e em nenhuma delas me soube bem voltar;
  2. tenho cada vez mais as minhas pessoas (muitas delas) espalhadas pela europa, pelo que me sinto um pouco menos lisboeta, e quase chego a sentir saudades da cidade em que estou;
  3. sei que estou quase a ir embora, e tenho vindo a querer guardar a cidade no peito, a reter as nossas coisas no coração. respiro fundo mais vezes, olho para a cidade com outros olhos, vou mais frequentemente a belém, olho para os prédios com mais atenção quando vou à baixa;
  4. há, portanto, uma dualidade quero-muito-bazar VS gosto-muito-da-minha-terra.

acho que estou irremediavelmente apaixonada por lisboa. e, agora que a vou deixar, gosto ainda mais dela. percebo perfeitamente o espírito emigra de ouvir xutos por nostalgia (pronto, eu não iria tão longe, mas carlos paredes, mariza, sara tavares vão fazer, sem dúvida, parte do meu reportório), o sonhar com queijadinhas de sintra e cozido à portuguesa, o ler todos os dias o público online para saber o que se passa lá. dar mais valor às coisas que antes não dávamos. percebo isso. simplesmente no meu caso começou mais cedo! já comecei a ouvir sara tavares e a comer nostalgicamente pasteis de belém.

mas por outro lado, está na minha altura de bazar daqui. ir, respirar outro ar, ver outras coisas, dar ainda mais valor ao que tenho, e voltar satisfeita. embora com vontade de mudar certas coisas, com certeza.

ainda bem que inventámos a palavra saudade.

Um comentário:

Anônimo disse...

...a primeira vez que vim para aqui (Poiti-seca) pensava que estava saturada de Lisboa, na realidade estava saturada do ist (ate me custa escrever o nome), mas por ficar em Lisboa e porque tudo o que fazia mo trazia à memoria... confundi os sentimentos e pensei que o meu problema fosse a cidade... quando todos os meus problemas passaram, percebi que é uma cidade fantástica, com pessoas maravilhosas e uma vida única. Claro que nem tudo são rosas... mas... Lisboa é Lisboa!Estarei la para ficar daqui a uns anos! :) espero que tu nao mudes de ideias "pelo caminho" e estejas tambem! :D

Ementa de regresso: bacalhao com natas, arroz de pato, salmonetes do sado grelhados... e mae enfiada o dia inteiro na cozinha :p!

Beijo