terça-feira, 15 de dezembro de 2009

coisas da química #12 / a maria gosta #11

lembram-se de falarmos do catalisador de ziegler-natta? este catalisador deu o prémio nobel a ambos os envolvidos, mas o ziegler é que descobriu o catalisador de titânio e organoalumínio enquanto director aqui do mpi de mülheim (ou seja, o max-planck-institut de química orgânica); mais importante que isso, patentou-o no uso na síntese de polietileno (o natta usou-o para catalisar a síntese de outros polímeros menos importantes), que é o polímero mais usado no mundo todo ainda hoje em dia.

basicamente de cada vez que alguém fazia um plástico qualquer, em qualquer parte do mundo, o bolso do senhor ziegler tilintava. a fortuna, claro, foi toda dirigida para o instituto e o senhor ziegler fez uma boa fortuna. na altura o mpi resumia-se a 1 ou 2 pequenos edifícios, mas depois do ziegler dominar a situacao, construiu-se o edifício em que eu trabalho hoje; na altura era grande demais para o número de trabalhadores, mas ele já previa que iria aumentar, e hoje em dia é perfeitamente adequado. mandou construir também vivendas em redor do instituto para os trabalhadores, e é aí que ainda hoje vivem quase todos os bosses e muitos dos trabalhadores mais antigos (incluindo o ben). é, portanto, gracas à sua patente e à sua visao do futuro que o mpi für kohlenforschung é o que é hoje em dia.



ora, acontece que o senhor ziegler nao gostava de apanhar chuva. consequentemente construiu UM TÚNEL da sua casa para o trabalho! eu acho isto genial... adoro túneis! hoje em dia quem mora na antiga casa dele ainda pode vir para o trabalho pelo túnel.
mais que isso, construiu um ELEVADOR da biblioteca para o seu gabinete!! ahahahah! tinha mesmo piada, o homem!


à pala desta situacao do túnel, e de eu andar histérica com a história, descobri através de um dos meus técnicos de laboratório, que há VÁRIOS TÚNEIS a ligar quase todos os edifícios do instituto!!! oh meu deus, fiquei louca!


quando se aperceberam do meu entusiasmo com os túneis, contaram-me também que há um BUNKER no instituto!!!! foi construído, claro, por causa da guerra.


ainda melhor, IF EVER POSSIBLE, esse bunker está ligado a um OUTRO BUNKER por baixo do jardim com o lago dos patos (angie, vera, guedes, ana fi, é aquele parque que se atravessa a caminho do instituto) POR UM TÚNEL!!!!!




opah, por favor... alguém consegue compreender a dimensao do meu entusiasmo? alguém imagina o nervoso miudinho que se apodera de mim de cada vez que estou a trabalhar e me lembro disto? só preciso de descobrir onde sao os túneis e depois nunca mais ninguém me apanha.

3 comentários:

João Rosa disse...

Tipo... amei esta história! ahah! :D

Ana Fi disse...

Essa cidade é só a coisa mais understated do mundo!
Só me resta esperar que desvendes esses mistérios subterrâneos depressa e depois mostres as fotos. :)

juicebox disse...

tipo não tens noção de como eu consigo entender o teu entusiasmo.... se eu já fiquei aos pulinhos quando soube que todos os edifícios da DTU estavam ligados por túneis - também por causa da guerra, e que também há bunkers (e o campus é gigante, nada que se pareca com o técnico), acho que desmaiava se estivesse no teu lugar ;)