sábado, 1 de setembro de 2007

recomeço?


a pedido de várias famílias, lembrei-me de actualizar esta fossa. andei a adiar porque não andava com disposição para escrever. não é que agora já tenha, mas algum dia tinha que ser.

a vida dá muitas voltas, mas sempre achei que somos responsáveis por aquilo que de bom ou mau nos acontece, porque a nossa vida e aquilo que fazemos dela tem muito a ver connosco próprios.

- não faças aos outros aquilo que não queres que façam a ti
- aquilo que dás, acaba por te ser devolvido a dobrar
- sê a mudança que queres ver no mundo
- não invertas nunca as tuas prioridades
- ama os teus amigos, odeia os teus inimigos

lemas de vida que, embora não conscientemente, sempre vivi. nunca acreditei no "antes dos outros, vens tu próprio", e achava que, obviamente, alguma coisa me estava a falhar. porque é que toda a gente fazia isso e eu não? sentia que não tinha respeito por mim própria, porque não me protegia. quando as coisas corriam mal, sentia que estava sempre em desvantagem, porque me tinha esforçado mais, e tinha deixado que me conhecessem todos os pequenos sentimentozinhos, culpazinhas, arrependimentozinhos e afins. e porque, como acredito que nós comandamos grandemente a nossa vida, me sentia culpada por ter falhado.

ontem tive uma conversa com o meu pai, e expliquei-lhe estas coisas todas. porque é que sofro tanto e os outros não?

- achas que não é normal sofreres por não teres ou perderes algo que queres? achas que não é normal que ponhas sempre as pessoas com quem te preocupas acima de tudo? as pessoas podem não querer lutar por uma coisa com medo de se humilharem, ou por necessidade de estar (parecer) acima dos outros. tu não tens medo disso, não tens essa necessidade, e achas que és tu que estás mal? as pessoas não gostam de mostrar sofrimento ou insegurança, e arranjam desculpas e racionalizações mal amanhadas para se justificarem, para se sentirem melhor com as suas acções. gostam => sofrem => fingem que não sofrem => fingem que nunca gostaram. tu sofres pelo que deves, e achas que não o devias fazer? gostas => perdes => sofres. qual é a equação aqui que está errada? se há pessoa leal aos seus, e que sabe o que quer, és tu, e és a única que está a ser coerente. enquanto for o orgulho a dizer-te que se calhar não devias ter feito determinadas coisas por amor, e não for o amor a dizer-te que não devias ter feito determinadas coisas por orgulho, podes ter a certeza de uma coisa: se há pessoa que eu conheço que tem as prioridades no sítio certo és tu.

e eu chorei muito, como é óbvio.

portanto, quando eu vou ao algarve e volto no mesmo dia só para dar um beijinho de parabéns a alguém de quem gosto, quando me baldo a uma aula para ficar a conversar com uma pessoa de quem gosto, quando pego na mala e vou passar uma semana a frança a meio da época de exames para estar com uma pessoa de quem gosto, quando desisto de ir a um teste porque na véspera me apeteceu muito mais passar a tarde a rir com alguém de quem gosto... sou eu que estou bem, mais ninguém. assim como quando os meus pais vão e vêm a paredes de coura no mesmo dia para me levarem porque eu perdi o autocarro para o festival, ou quando se oferecem para me levar a barcelona de carro porque não me deixam embarcar no avião sem BI. tenho a quem sair. há, logicamente, uma linha que separa isso da irresponsabilidade. podem-me dar a vossa opinião, mas deixem-me ser eu a decidir onde está essa linha.

porque sabem uma coisa? eu sei mais do que vocês.

e se, neste aspecto, toda a gente do mundo fosse mais como eu, o mundo era um lugar melhor, mais simples, mais bonito, e com menos hipocrisia. sempre fui assim, e vou deixar de me sentir mal por ser.

e agora, para bater um record qualquer do post mais longo, vou terminar fazendo uma homenagem a todos aqueles que fazem parte da minha vida e que fazem, ou fizeram, tanta diferença.

  • a minha mãe, que é a minha amiga e me entende sem eu precisar de falar
  • o meu pai, que é uma pessoa muito perspicaz e me consegue sempre ajudar a clarificar a cabeça em todos os aspectos
  • o meu irmão, que sempre foi o meu companheiro de toda a vida, e que se eu estiver a chorar ao telefone até às 4 da manhã, é até essa hora que ele fica acordado no quarto ao lado, até saber que eu estou bem
  • os meus avós, que são pessoas muito especiais, que são um exemplo para mim a todos os níveis, e que têm os maiores corações do mundo
  • a adriana, que cresceu comigo e, apesar de ser a minha priminha, me ensina tanto e é um exemplo invejável de como uma pessoa deve ser
  • o tiago, pelo exemplo que dá dos disparates que uma pessoa não deve fazer, e porque não há absolutamente nada que não faça por alguém que precise da ajuda dele, mesmo que não o conheça bem
  • os meus tios, que são o casal mais apaixonado e exemplar do mundo
  • a inês, só porque é a minha pinxeja
  • e obviamente todo o resto da minha família, por isto ou por aquilo
  • a natas, porque é a minha amiga de sempre, e que me tá sempre a dar na cabeça, e sofre pelas minhas coisas
  • a danone e família, porque foi com ela que cresci, e com quem aprendi como ser mais boa pessoa
  • a rafaela, porque ainda hoje, com toda a distância, sinto que está lá se eu precisar
  • ao pessoal do CVG, porque tornaram aquela escola na melhor em que eu podia ter andado
  • a amy, de quem já nem me lembro, mas que me ofereceu uma barbie chamada teresa no dia em que me fui embora de monterey e me ensinou a defender-me de pessoas estúpidas
  • a inês marques, porque é por causa dela que eu nunca fumei, e por me ter feito ver filmes eróticos na rtp 2 com 12 anos
  • a angie, porque é o meu xtuxtu e é a melhor ouvinte do mundo, e porque sei que gosta mesmo de mim e vamos ter uma bimbi e beber martinis e jogar ao uno quando formos velhinhas
  • a verinha, porque poucas pessoas se preocupam tão seriamente e incondicionalmente com aqueles de quem gostam
  • o joão, porque é o meu melhor amigo, a pessoa que me conhece melhor e me fez mais feliz e com quem mais gosto de estar
  • o ricardo, porque é parvo e eu gosto dele assim mesmo, bruto e tudo. mas comigo apanhas, tás a ouvir?!
  • a martuxa, porque foi por causa dela que consegui fazer 9 cadeiras este semestre. é a minha tutora, e conseguiu puxar por mim na altura mais complicada de sempre
  • o serginho, porque foi a pessoa que mais acreditou em mim este semestre, e que tem o sorriso mais fácil e o sentido de humor mais cómico do mundo
  • a nixa, e a didi porque foram as revelações destes últimos meses na minha vida e me fazem rir para sempre
  • a trezinha, porque vai ser a minha vizinha e porque vamos ser amigas pa sempre
  • a paixão, que dá os melhores jantares temáticos do universo, e tem a melhor disposição existente à face da terra
  • a joana, por me perceber tão bem, e pelas nossas conversas que me fazem sempre chorar e a fazem sempre fumar um maço inteiro
  • o ricas, com quem não estou muito, mas sem o qual já não imagino a minha vida
  • o terra, porque me manda as msgs mais parvas de sempre, e já aturou muita coisa com muita paciência
  • a ana fi, que vai casar ao mesmo tempo que eu, porque vamos ambas casar com o chino
  • a ana faria, que merece levar umas boas chapadas de vez em quando, mas que no fundo até é fixe
  • a loira, que é a minha manona desde o 1º dia no IST
  • a di, que pergunta sempre por mim, que cozinha maravilhosamente bem, e que é a pessoa mais sorridente e engraçada quando tá bêbada
  • a caguedes, porque tive tantas saudades dela, e nunca ninguém cozinhou tão bem e com tanto gosto para mim
  • a paulinha, que conta as histórias mais mirabolantes, e é a minha bailarina
  • a ruiva, que é a nossa mãezinha
  • o duarte, porque se encontra no meu top das pessoas mais boa onda que existem
  • o rodrigo e o jorge, porque têm sido meus companheiros de férias do verão
  • o rosa, que faz as melhores caipirinhas do mundo, e que me contava tantas coisas, apesar de agora estarmos um bocado afastados
  • a ana neves, porque é uma inspiração de mulher
  • o mike, porque podia perfeitamente ter nascido meu irmão
  • o carlos, o dani, o 5 starz, o la féria, a emilie, o ricky, a T, porque sim
  • o andré e o nunão, que me ensinaram muito e gostaram de mim na altura certa
  • o catita, que é ainda o meu maior trauma, e por isso mesmo tão importante na pessoa que sou
  • o pessoal de massamá, com quem passei grandes momentos
  • bitras, mariana e phá, porque fomos o que fomos e bem nos lembramos disso
  • o resto do pessoal do EML, porque aprendi a lidar com todo o tipo de pessoas, e percebi que, mesmo no ambiente mais aparentemente hostil, podemos encontrar amigos
  • o pessoal do IST, porque fazem parte do meu dia-a-dia e partilham comigo alegrias, tristezas e odiozinhos de estimação
  • o pessoal de SAC, porque foram muito importantes em determinada altura da minha vida
  • o pessoal da canoagem, com quem vivi bons momentos, momentos cansativos, e um espírito de equipa inesquecível
  • se o vosso nome não estiver aqui, não se sintam melindrados. todos os dias aprendemos com as pessoas que se passam pela nossa vida, sejam os professores, a senhora do supermercado, etc. e não posso ter a pretensão de não me esquecer de ninguém.
com um post tão grande, toda a gente se vai assustar e ninguém vai ler isto, o que de certa forma é bom, porque é um post muito pessoal e acaba por ficar entre poucos. mas o que aqui escrevi, sinto que tinha que ser escrito.

7 comentários:

vera_lu disse...

e a ti que és a minha princesa e que me consegue emocionar com um post tão simples, ao ponto de não conseguir controlar as lágrimas que me escorrem incontrolavelmente pelo rosto abaixo... AMO_TE! V

Jorge Fazenda disse...

Encontrei-te! ;-)
Sou da opinião que não estás errada. Continua assim, a pessoa que és, ou seja, a pessoa que toda esta gente que aqui mencionaste, e com certeza mais alguma, conhece e admira!

Ps: Sim, li o post inteiro. Viva o Verão! Mas que venha o Outono, o Inverno, a Primavera... :-)

polvicia disse...

se as pessoas no mundo fossem mais tipo “3a” (memo que só 1 bocadinho…)
não havia fossas para ninguém :)



jinhos

ps: mim ter saudades tuas!!

Anônimo disse...

"n gosto nd da vida q levas, disse antes de se levantar,despedindo-se para sp.n entendi q fosse1despedida,mt menos q era para sp.nc se sabe o q é para sp, sobretudo nas coisas do amor.e era1coisa do amor,isto td.são tão estranhas as coisas do amor q n se compreendem por inteiro.tem de se estar sp a fazer suposições.nc se sabe cm e até q ponto e até qd.esta obcessão chega para impedir a vida,o amor pode impedir o amor,amaldiçoá-lo cm1espectro.n foi sp assim.qd se perde td pela 1ª x fica-se c o terror de perder tds as xs.(...)o 1º amor dá cabo de nós.e o último é sp o 1º." Sim,a tds os primeiros e últimos amores,aos amigos,aos cigarros,aos jardins,às esplanadas,aos abraços,às frases completadas por2pessoas,aos momentos de silêncio,às lágrimas,às gargalhadas,ao viver tudo,pq a vida só tem sentido se a vivermos completamente,e mesmo por sermos livres somos responsáveis por ela,daí poder dizer q n te acho irresponsável.apenas queres viver intensa/ em x de ficares a observar e bateres palmas no fim.se a vida fosse1teatro,porra era tão melhor ser actor q espectador,por mais trágica q fosse a peça.viver é td isso,é dar td por td,e acordar tds os dias(mm naqueles em q n apetece levantar da cama)meter os pés no chão e ir à luta,seja qual for a nossa batalha,e sem medo de perder,sem medo de chorar,sem medo! :)
um abraço.

maria 3a disse...

morri, agora.





(L)

Patrícia Belchior disse...

Eu...que não fui para aqui chamada:P...vim só deixar um filosofia de 5 tostões! Podia ser mais carota...mas tenho de poupar para te pagar um copo no bairro;)

Se todos nós deixassemos o coração (que todos temos) guiar a nossa existência...E gritassemos, sem problemas, o quanto gostamos de gostar...O mundo era bem menos cruel. Não podemos ter medo de chorar quando sofremos...nem de rir quando gostamos. O que vai restar de nós um dia?

Acreditar que fazer o que gostamos, por quem gostamos está certo é ter o brilho das estrelas nas mãos...E deixar um rasto de luz quando atravessamos o caminho de alguém.

Chega de Filosofia Barata ;)
"Vamos pró Jamaica?"

* :)

Anônimo disse...

São poucas as pessoas que entram de uma vez na vida de alguem. que um dia olham para ti e te dizem ola de uma maneira que te faz sorrir. São raras as pessoas que ao fim de 5 miunutos conseguem alinhar em todo um mundo de parvoices de devaneios. São raras as pessoas q nos fazem rir a bandeiras despregadas todos os dias e vezes sem conta e q de uma palavra ou dum riso fazem uma historia. São raras as pessoas que conseguem criar simplesmente muito com muito pouco...
Conserva-te como és petite marie, porque isso sim vale muito...