sexta-feira, 15 de agosto de 2008

barcelonices #12

quem me conhece sabe da minha condição: nada relacionado com frança, francês, países de língua francesa ou realmente franceses. é assim desde que tenho uns 14 anos (idade para ter opinião), e à medida que a vida foi passando fui ganhando novos motivos para isso. obviamente, como em tudo, há excepções, não se ponham já com argumentos e a sentir-se ofendidos. irrita-me que as pessoas que sabem que tenho motivos pessoais para isso me acusem de preconceito. é talvez o preconceito que ninguém consegue evitar mas muito agravado por experiências pessoais.

somado a isto, vivo agora num país em que se odeiam os franceses/frança/blablabla. e se somarmos a isto que, mais que viver em espanha, vivo na catalunha... o problema fica mais grave, porque estes têm ainda mais motivos históricos para isto. de tal forma que dou por mim às vezes a defender frança. sem muita convicção, ainda tento um "mas paris é uma cidade bonita", só para a seguir ouvir um "então não devia estar povoada de franceses".

quem tem lido este blog, e aqueles que vivem também na barcilónia, sabem que tive há pouco tempo uma colega de laboratório da malfadada nacionalidade. claramente que comecei cheia de esperança e acabei a confirmar tudo aquilo que achava. é a anedota do laboratório.

quis deus/o destino/a casualidade/qualquer outra dessas coisas que desta vez me calhasse na rifa uma companheira de casa francesa... alguém me deve estar a tentar mandar uma mensagem qualquer.

só entra em setembro, por isso eu só a apanho 2 meses, mas estou ansiosa para saber o que me espera. até porque a maneira como ela transformou o "sí" espanhol numa palavra francesa me dá ganas de vomitar. parece que têm um problema nas cordas vocais...

mas tenho fé! vai ser A MINHA EXCEPÇÃO! deus/o destino/a casualidade/qualquer outra dessas coisas sabe que eu preciso de uma excepção a que me agarrar para perder o trauma, e foi por isso que me mandou O MELHOR ESPÉCIME DO PAÍS VIZINHO!



fiquem atentos...

2 comentários:

Mike disse...

Eu bem sei que mereçes, mas não acha que estás a pedir muito? =Þ Vive La France! =D

Artur disse...

Algeria
It took you eight years to beat France.

:D