quarta-feira, 2 de março de 2011

querido diário #36 / alemanices #24

1. o breakdown profissional: ando a ter um nervous breakdown profissional (do qual já aqui tinha falado) que alastra para o pessoal. ontem foi o ponto baixo, a primeira vez em que pensei semi-seriamente em desistir do doutoramento. ou melhor, foi a primeira vez em que pensei semi-seriamente nas consequências de desistir do doutoramento. mas nao desisti! ^^

2. o breakdown económico: mas também ando a ter um breakdown económico. hoje paguei as propinas do semestre (ou melhor, roubaram-me o dinheiro das propinas do semestre directamente da minha conta) e quase chorei. mas nao chorei! ^^

3. o breakdown religioso: aparentemente também tive um breakdown religioso. ou pelo menos foi o que a senhora do bürgeramt tentou insinuar hoje. porque ontem apercebi-me de que ando a pagar (desde que pago impostos na alemanha, julho de 2010) um imposto de cerca de 14€ mensais chamado kirchensteuer - imposto de igreja. aparentemente fui considerada católica e obrigada a pagar por algo em que nao acredito. mesmo que uma pessoa acredite em deus, deus é gratuito, ok?! - tentei eu explicar à senhora. nao vos vou contar a minha odisseia porque é longa, inexplicavelmente complicada e em alemao. o que interessa é que tive que PAGAR 30€ para DEIXAR DE PAGAR este imposto. faz sentido ou nao? e claro que ninguém me vai devolver o que já paguei. eles devem achar que eu mudei de religiao. e ninguém me devolve os anos de vida que perdi para tratar deste assunto que, por sinal, ainda nao terminou porque amanha ÀS 7H30 DA MANHA tenho que alterar o meu cartao de contribuinte. mas pelo menos daqui a 2 meses (porque os próximos 2 meses de poupanca vao servir para compensar os 30€ que tive que pagar) vou comecar finalmente a nao perder 14€ mensais aos quais tenho direito e que ganho com (literalmente, porque está bué calor no lab) suor do meu rosto. a parte mais interessante da conversa, que sinto que devo ao mundo transcrever aqui foi:
- mas é baptizada?
- sim.
- (inserir aqui atitude tida por qualquer funcionário alemao que acha que tem razao e como é alemao tem a mania de elevar a voz) entao é católica!
é bonito, nao é? claro que depois
- (em voz ligeiramente mais elevada do que a dela e a chegar-me para a frente na cadeira) oica, eu é que sei aquilo em que acredito, ou é a senhora? nós aos 30 anos temos que nos responsabilizar pelas escolhas que os nossos pais fizeram por nós quando tínhamos 8? se eu lhe digo que nao sou católica, eu é que sei!
saí desta situacao muito nervosa e com vontade de chorar. mas nao chorei! ^^

4. o breakdown literário e/ou linguístico: enquanto escrevia o breakdown religioso, apercebi-me que existe outro: o breakdown literário e/ou linguístico. tive que usar o google translate para ver como se dizia em português kirchensteuer, bürgeramt (com este fiquei na mesma), e lohnsteuerkarte (que é cartao de contribuinte mas só me lembrava em inglês). este ainda nao me deu para chorar. mas é triste.

5. as compensacoes: por causa de todos estes breakdowns, diria que o meu humor nao anda no seu melhor; entao o chefe chamou-me hoje ao gabinete para saber o que se passava comigo e tivemos uma conversa muito séria e muito deep em que ele me fez muitos elogios e foi muito querido e quase comecei a chorar 4 vezes mas nao chorei! ^^
outras coisas boas do dia: recebi uma prendinha da minha tia pelo correio (o novo livro do paul auster como prenda de anos atrasada), esteve sol o dia todo, ouvi muitos elogios e recebi 50€ da companhia de electricidade (porque tinha pago a mais no ano passado).


isto tudo para chegar aqui

6. a conclusao: O BENFICA TEM QUE GANHAR HOJE!!!!!!!!!!!!

2 comentários:

Rafaela disse...

Tenho saudades tuas... e não me conformo que andaste nas Bélgicas e não nos vimos e que agora voltei para Portugal... temos tanto tanto mas TANTO para falar... anos para pôr em dia! Quando vens a terras lusas? Beijinhos querida

leo disse...

Quanto ao Kirchensteuer:
eu, acabadinha de chegar a Alemanha, vou a camara municipal para me inscrever e pedem-me para por uma cruzinha na religiao.
eu, com os meus 23 aninhos, naif mas nao tanto, pela primeira vez na Alemanha, e com alguns preconceitos, achei que os alemaes deveriam passar bem sem saber a minha religiao.
E pus a cruzinha em "sem religiao".
Também nao me entra na cabeca...