quinta-feira, 24 de julho de 2008

coisas da química #1

hoje fiquei revoltada e apetece-me contar esta história, apesar de não ter interesse nenhum.

os compostos que sintetizamos têm que ser guardados num congelador que existe para o efeito no laboratório, de modo a não se decomporem. e, como todos os congeladores, volta e meia tem que ser descongelado. aproveitando este acontecimento, trocam-se os compostos que estão em balões para uns frasquinhos pequeninos. desta forma, ganha-se imenso espaço e organização no congelador, e muitos balões para fazer reacções. (no meu caso e do carles, que somos os piores, escondemos todos os nossos balões, porque há falta deles, pra nós termos muitos e cagamos totalmente nos outros)

estava eu então hoje nesta faina - dissolver o composto no balão, com uma pipeta pasteur passar para o frasquinho, pôr os frasquinhos todos numa situação que serve pra evaporar o solvente dos frasquinhos, esperar que evapore tudo, tapar, pôr parafilme, pôr todos os frasquinhos numa caixinha - com todo o cuidadinho... QUANDO:

olho para dentro de um dos frasquinho que estava a ser evaporado e o que é que vejo lá dentro?


de notar que eu estou a fazer síntese de um fármaco com potencial anti-cancerígeno, isto é, possível e idealmente daqui a uns anos alguém vai tomar o medicamento que vai surgir da reacção destes compostos que estão nos frasquinhos.
de notar também que ando a trabalhar nisto há 6 meses, e antes de mim já outras pessoas tinham trabalhado, e ainda não consegui obter nada.
de notar que nestes 6 meses trabalhei uma média de 11h/dia.
de notar ainda que às vezes passo dias só a purificar a porcaria dos compostos, e a coisa que eu mais odeio são purificações.

ora portanto, voltando ao frasquinho... o que é que estava lá dentro?!








UMA MOSCA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!









peloamordedeus....................

2 comentários:

Renato disse...

OUCH! LOOL

Ana Fi disse...

Cá vai, como tu pediste:
LOOOOOL
Chorei a rir, és a melhor, amo-te para sempre
(mas até é verdade ;) )