sábado, 29 de março de 2008

reflexões #5 / barcelonices #5

um dia, há umas semanas atrás, estava no laboratório e soou um alarme. mas um alarme que se eu estivesse numa sala refundida daquelas na cave onde estão os RMN's xpto ouvia à mesma - não é como o da torre de química do IST, em que basta estar na biblioteca para correr o risco de morrer no incêndio ou o que quer que seja... estávamos 3 pessoas ali naquele momento, todas originárias de um país de língua oficial não-espanhola: eu, a francesa michèle e a russa sveta.

subitamente ouve-se uma voz omnipresente a falar claramente (adoro a sonoridade desta frase: ente ente ente), mais alto do que se a pessoa estivesse ao meu lado, em catalão. houve então 3 reacções:

tuga: hmm deixa cá ver se percebo... aaa... ok, acho que não há motivo para alarme... mas se os catalães começarem a correr, vou com eles!
russa: de olhos esbugalhados sonda as expressões que as outras duas fazem, para ver se percebem mais que ela
francesa: olha à volta com ar confuso e ligeiramente aborrecida

ouve-se um apito e outra voz omnipresente
(e com isto quero dizer que nem sequer se percebe de onde vem, parece vinda de todas as paredes) começa a falar em espanhol. mais 3 reacções:

tuga: ah sim, tá-se bem! não é para abandonar o local de trabalho, só se voltarem a fazer algum aviso. bem me parecia!
russa: ri-se
francesa: faz ar de asco e olha à volta com ar incomodado

outro apito e uma terceira voz omnipresente
(sim, nunca é a mesma voz que fala nas diferentes línguas) começa a falar inglês. outras 3 reacções:

tuga: ah, que fixe! também avisam em inglês, ainda por cima um gajo com british fuckin' accent! adoro!
russa: continua a rir
francesa: continua com o sobrolho franzido e o ar de quem lhe cheira a ovos podres

vamos ter com os outros provenientes de países de língua oficial espanhola para comentar o sucedido. 3 reacções:

tuga: foda-se, mesmo bacano! avisam em 3 línguas e ouve-se em todo o lado! que emoção! só tive pena que não tivessemos que ser evacuados pra treinar!
russa: continua a rir
francesa: mas porque é que não dizem em francês?!




ok, eu podia não fazer nenhum comentário, mas quero deixar aqui as minhas conclusões:

tuga: quer é desenrascar-se e acha tudo muito porreiro. se for preciso até percebe chinês.
russa: quando não percebe nada ri-se. temos que lhe explicar o que acabou de acontecer muito devagarinho, articulando bem as palavras e fazendo gestos.
francesa: acha que frança é o centro do mundo e não percebe como é que não se fala francês em todo o lado. "mas acabaram de falar em 3 línguas!", "sí, pérrô no hablan français! y los frrrancêsês?"... explicam-lhe que o francês aqui não serve para nada, o espanhol é a 2ª língua mais falada do mundo (não é claro que seja, depende do referencial, porque se metermos o chinês ao barulho...) e que, se vem para a catalunha por opção, por muito que não fale catalão e não saiba muito de espanhol, tem no mínimo que saber inglês... mas continua com o seu ar enfadado, empina o nariz e lá se vai embora com o seu ego ofendido, mas mais-ou-menos-resignada. jasus...

Nenhum comentário: