sexta-feira, 21 de março de 2008

sobre a páscoa

como em todos os blogs que se prezam, convém existir um post acerca da páscoa. simplesmente o meu não é para desejar uma páscoa feliz nem nada disso. tenho que refilar com uma certa situação.


ontem revoltou-me saber que em frança só têm um feriado (tenho pessoas lá, gostava que elas tivessem um fds de 4 dias como eu!). conversa:

maria - então só têm um feriado? que pena...

pessoa x - ya, porque têm a mania que são um estado laico, e não comemoram a 6ª feira santa...

maria - ai é? que estupidez! então porque é que têm feriado na 2ª feira?

pessoa x - pois, não sei...

maria (pensando para dentro) - isso não me parece muito laico! e nem sequer muito religioso! jesus cristo sofreu e morreu na 6ªfeira e ressuscitou no domingo. ora, eles não honram a morte, mas querem celebrar a ressurreição no dia errado... se era para darem um feriado às massas usando as festas cristãs (apesar de se continuarem a auto-intitular estado laico), ao menos escolhiam a 6ª feira santa, que é muito mais importante do que a-2ª-feira-a-seguir-ao-domingo-em-que-cristo-ressuscitou!


já a história de serem um estado laico e, à força disso, quererem que as pessoas deixem de se poder expressar livremente, mesmo que seja sobre religião... a mim não me parece nada mais do que ditadura. o estado optar por não impingir nenhuma religião a ninguém - acho muito certo. as pessoas terem que deixar de mostrar tatuagens de cruzes ou jesus cristos, deixarem de poder tapar o cabelo porque a religião assim o dita, deixarem de seja o que for - acho muito muito mal.


conclusão:
algo vai muito mal em frança e acho que uma bomba atómica das grandes fazia um grande favor à humanidade. (salve-se paris, a cidade brutal que construíram depois de saquear o mundo todo - passava a ser uma ilha - e as pessoas que lá tenho)



agora sim, uma páscoa feliz a todos, aproveitem bem os feriados que têm no país em que se encontram, religiosos ou não.

esta páscoa não vou ter amêndoas, folar, comida da boa e a família toda reunida, mas ao menos o bacalhau, o vinho tinto e a família substituta não vão faltar! =)

porque diz que há 1001 maneiras de fazer bacalhau. e o bacalhau nunca foi da noruega, toda a gente sabe que é tuga!

2 comentários:

juicebox disse...

o que é laico?

tretas (deles), toda a gente gosta de um bom e estratégico feriad, religioso ou não!

sim, a noruega aqui tão perto e não há bacalhau nos supermercados... é tuga, definitivamente.

juicebox disse...

ah.. boa páscoa!