terça-feira, 30 de setembro de 2008

Continuas por cá, a fazer o quê não sei. Mais fácil assim, não é? Aqui não gritas e eu não choro. É um descanso regalado: vais sabendo do que me falta e do que me sobra, sem que o mesmo te falte ou sobre a ti. Existe algo de doce e de confortável, não achas?, no compromisso unilateral do que escreve e na saciedade daquele que religiosamente o lê. (...) Ah, que descanso!, livre da urgência e da marcação serrada, dos telefonemas a desoras e do querer sempre mais, pois só um almoço não chega, porque não um jantar, porque não agora, porque não mais vezes, quero mais de ti, quero mais e mais e mais. E que bom para mim também!, repara: não te fartas nem me desiludes, não me fodes nem me deixas, não me enganas nem me aldrabas, não me baralhas, não me desconcertas, não chegas tarde e a más horas, não te vens em três minutos, não me deixas a arder na cama... nem me juras que a vais deixar.

sábado, 27 de setembro de 2008

cycling trouble #1

isto de andar de bicicleta todos os dias traz consigo uma carrada de peripécias - achei que se justificava um novo tópico.

e o que é que aconteceu ontem? vinha satisfeita da vida a pedalar no meio de um temporal, a fazer balões com a pastilha elástica. subitamente veio uma rajada de vento e rebentou-me o balão contra a cara. por uns segundos fiquei com a boca e o nariz tapados pela pastilha e ia caindo da bicicleta.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

barcelonices #20

ou alemanices, neste caso.

no início deste mês fui a frankfurt-aschaffenburg-kleinostheim.

tudo começou quando o andrés arenas, o venezuelano mais velho e arquitecto, pediu a katharina klodt, a alemã informática sexy, em casamento.


gosto tanto deles! só tenho pena de o andrés já não morar connosco...
foi a puta da loucura e eu estive lá.
<3

domingo, 21 de setembro de 2008

barcelonices #19


barcelona está sempre em festa, é um facto. deve ser das melhores cidades para se viver como estudante/erasmus. vais muito bem na rua, sobras a esquina, pimba! um concerto, um bailarico, uma manifestação, seja o que for.

neste momento estamos na festa de la mercè, que é a festa da cidade de barcelona. não, não é fiesta, porque estamos na catalunha e aqui fala-se catalão.

temos direito a feriado na 4ªfeira e tudo! mas só em barcelona, não é em toda a catalunha. a festa dura uma semana de 6ªf a domingo e é só concertos gratuitos, fogo de artifício, correfoc e castellers por toda a cidade!

cada vez percebo melhor a diferença entre a catalunha e o resto de espanha e cada vez me sinto mais catalã. aliás, o meu desgosto é não ir daqui a falar catalão, porque gosto muito mais do que do castelhano. adoro as tradições catalãs, a comida, a língua, as pessoas, o "país".

uma vez eu e a trezinha íamos na gracia numa 3ª ou 4ª feira, virámos para uma rua e, de repente, imensas carruagens puxadas por cavalos a desfilar e as pessoas iam atirando REBUÇADOS para quem estava na rua! as ruas estavam ATOLADAS em rebuçados, chupa-chupas e afins! outra é que, a um certo dia de semana, se deres uma volta pelo teu bairro encontras todo o tipo de móveis em óptimas condições, e ninguém os vandaliza (no meu bairro é à 4ªfeira, e tenho uma cadeira e uma mesa de cabeceira da rua). só há uma regra: "finders keepers". já sem falar na quantidade de gente que anda pela cidade TOTALMENTE desnuda, o que é A LOUCURA.

isto é barcelona, estas pequenas coisas. como não gostar?

homenagem #12

ao pior que a mesma gaja pode conter em simultâneo:

brincos compridos, alças do soutien de plástico, dedos dos pés de fora, top de alças, cu grande.


e atenção que só funciona se for em simultâneo. excepto as alças de plástico, que funcionam sempre. vómito.
isto é como um guia para os meus amigos. se a gaja encaixar nesta descrição, "fujém tôd's!"

sábado, 20 de setembro de 2008

barcelonices #18


"teresa, perdona, me puedes explicar lo que es la desviación estándar?"

como é que se explica o pouco que me lembro sobre desvios padrão em castelhano?...

dedicatória #9


é bonito ver que ao fim de tantos anos deftones continua a excitar-me como antigamente.

acabei de descobrir que possivelmente este ano ainda lançam um álbum e tou ansiosa! chama-se "eros" e dizem que, ao contrário do último, em que cada um gravou a sua parte em separado e depois juntaram tudo, desta vez vão voltar a estar todos juntos no estúdio a ver como sai... jasuuuuuus! e o próprio chino escreveu "So far, it's shaping up to be our most unorthodox piece of work, not only sound-wise but the way a lot of the songs have come about. There is also some of that good old "fuck you, i hope you die!" aggression* I know a lot of you love and miss from us."

só ADORAVA estar neste preciso momento a ver um concerto deles...

e só tenho pena que o gordo já seja casado <3

* acho esta expressão deliciosa!

é A MORTE!

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

barcelonices #17


toda a gente tem certos dons, coisas que consegue fazer melhor que a maioria. eu nunca tinha descoberto o meu, mas acho que já descobri: andar de bicicleta sem mãos.

mas mesmo pessoas cromas como eu (cof cof) não devem, repito, NÃO DEVEM fazer slalom entre os turistas numa rua a descer sem mãos... principalmente se estiver a chover.

e tenho dito.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

barcelonices #16

acho que a minha família se esqueceu que eu existo.

sejamos justos, o meu irmão não.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

post #200

sei que o mundo vai acabar quando:


- a ângela fumou menos de 3 cigarros num dia

- a ana tomás não tem nenhuma frase no nick

- a vera não começa todas as frases em inglês com "so"

- o ricas não tem uma gadelha gigante

- o joão não tem um barbaçal gigante

- o mike tem uma conversa inteira sem dizer "beija-me"

- o terra come tudo o que tem no prato

- o ricardo não é agressivo durante uma conversa nem uma única vez

- a ana filipa não acredita numa mentira que lhe contam

- o duarte não está bem-disposto

- o meu irmão passa 10 minutos sem dizer nada geek

- eu faço um post que não fere os sentimentos a ninguém

and so on.


é bom quando tudo no mundo está no sítio certo.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

homenagem #11


virtual fast food fridays forever <3




enquanto o colesterol o permitir, claro está.

e não esquecer a varanda, o som sistema, a garagem para o renault 5 de 1971, e o écran gigante para vermos bons filmes. a bimbi já não precisamos ;)

agora resta considerarem fazer-me a vontade e deixarem-me ter um bulldog francês. angie, podes dar-lhe o nome e tudo!

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

barcelonices #15

já que hoje estou em casa sem fazer nada, bem como todos os catalães, achei por bem marcar o momento.

hoje é feriado aqui na catalunha. é o 11 de setembro, mas não aquele relacionado com os USA. aqui há uns anos (em 1714) houve uma guerra. os espanhóis e os franceses uniram-se contra os catalães, por causa de uma disputa sobre quem devia subir ao trono, e estes, em evidente desvantagem numérica, perderam a guerra no dia 11 de setembro.

escolheram então o 11 de setembro como o seu dia nacional. como orgulhosamente gostam de referir, devem ser o único povo que comemora uma derrota. suponho que seja porque esse dia mostra o que estão dispostos a fazer para defender a sua cultura, mesmo que seja lutar até à morte, que foi o que aconteceu.

uns 200 anos depois chegou o franco. o catalão foi proibido, bem como todas as festas e tradições catalãs. enquanto o senhor não morreu, não se podia falar catalão ou fazer calçotadas. ora, ele só morreu em 1978, ou seja, não há muito tempo. só depois de ele morrer é que os voltaram a deixar comemorar o 11 de setembro.

eu, cá por mim, acho perfeitamente normal que os catalães ainda estejam queimados. é como carles diz, "se não pudesses falar a tua língua no teu próprio país ias perceber".

e quando ouvimos "putos franceses... putos españoles..." acho que é natural que, depois de se unirem para os derrotar, sintam que são uma coisinha minúscula entre 2 povos maus.


como comemoração, aqui fica uma palavra tipicamente catalã: carquinyoli. mas o que eu gosto mais de dizer é "una mica" e "ufff, kina calor que tinc!".



catalunya no es españa. catalunya es amor.

barcelonices #14

ultimamente tenho falado muito deste assunto e achei que valia a pena fazer uma retrospectiva do fim-de-semana dos museus grátis.

tudo começou no sábado. eu, trezinha e serginho no CCCB (sim, é mesmo com 3 C's e o B é de Barcelona e não de Belém, não sejam ignorantes! Centre de Cultura Contemporània de Barcelona). não há fotos, mas gostámos muito. 2 exposições, uma de fotografia e uma de cinema. muuuito bons temas!

seguidamente fomos ao MACBA (Museu d'Art Contemporani de Barcelona), que tá mesmo ao lado. não olvidar que é também o ponto de encontro dos skaters barceloneses. aqui só tenho a dizer: a arte já não é que era... para resumir o que achei daquilo, é serralves de barcelona. e não digo isto como elogio. e não me venham dar sermões, porque se a arte é subjectiva e o pensamento e a expressão são livres e cada um vê a arte à sua maneira, isso tanto dá para achar que uma vassoura encostada a uma parede é arte, como para poder dizer mal de uma chamada peça de arte que é uma aranha morta colada num bocado de fita-gomada (adoro esta palavra)...

se querem ver um bom museu de arte contemporânea mostro-vos o meu caixote do lixo que tem aqui uma casca de banana mesmo fashion e uns montinhos de cocó da peach estrategicamente montados e o cotão do quarto do andrés, que nunca é aspirado e faz uns formatos muito interessantes. ah, e além de uma vassoura encostada à parede tenho uma esfregona! pfff! muito mais avant-garde! peloamordedeus...

mas é preciso dizer também as coisas boas: o edifício é brutal. e eu e o serginho passámos o museu todo a rir! a trezinha entretanto tinha conseguido arranjar um companheiro mais parecido com ela para olhar com ar aprovador para garrafas de detergente montadas em cima de gira-discos.

e, se acham que estou a exagerar:


fomos expulsos do museu à 1h, ao mesmo tempo que 1/4 da população de barcelona.

se tivesse pago para ver isto, tinha-me sentido enganada.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

reflexões #12


não acham um piadão quando uma pessoa faz uma cena qualquer que sabe que vos vai magoar/chatear mas finge que não fez nada para ver se vocês não dão por isso?

metáfora auxiliar:

combinaram que tu comias o último bolo. chegaste e a caixa está vazia, assim como teu estômago. "hmmm... quem terá sido?..." é tão óbvio que a tentativa de passar despercebido é ridícula. em vez de te chateares até tens pena da pessoa em causa, e só te dá vontade de rir.

"será que ela pensa mesmo que não vou dar por isso? ahahah"

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

dedicatória #8


hoje é o Teu Dia® e, apesar de não ter estado contigo (contra minha vontade), não quero de todo deixá-lo passar em branco.

não tenho nenhuma foto tua aqui no computador por causa de um grande filme com o meu disco externo e o casamento mas não deixa de ser uma dedicatória.

- e uma dedicatória a quê/quem? - perguntam-se os leitores deste blog neste momento.

pois bem, ao joão. porque, apesar de todas a nossas desventuras, é o meu melhor amigo. é uma pessoa que vale a pena conhecer, que torna este mundo um bocadinho melhor só por viver nele. se estiver com ele, mesmo que seja no paquistão, sinto-me em casa. porque ele põe aquela música a tocar quando eu entro no carro, sabe que eu fico com a palhinha amarela e ele com a vermelha, deixa-me cantar a banda sonora toda dos miseráveis sem refilar com o desafinanço, porque somos os dois uns mariconços, porque me ajuda quando eu estou a vomitar e porque se ri quando eu digo que estou contente por não ter visto quando ele vomitou à porta do grande auditório do tivoli, e também porque quase que consegue adivinhar o que eu estou a pensar neste momento. porque gosto dele e quero sempre ser mais como ele.

parabéns <3

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

barcelonices #13

há um velhote que, quando eu vou a pedalar atrasada para o trabalho entre as 9h e as 9h30, está sempre no mesmo banquinho a ler o jornal ou a ver o que se passa em redor. eu gosto de velhotes e deste especialmente, que, para mim, é como um relógio. se vou cedo, ainda não está lá e fico satisfeita por ter conseguido chegar cedo mas triste por não o ver. se vou tarde, já não está lá e fico chateada porque já tou atrasada e porque não o vi. se o vejo, fico contente porque tudo no mundo está no sítio certo.

sempre que passo de bicicleta olhamos um para o outro e já esboçamos um sorriso, mas ainda nenhum de nós teve coragem para um "bom diá" catalão. hoje quase me saiu. acho que fica para a semana que vem.