domingo, 21 de setembro de 2008

barcelonices #19


barcelona está sempre em festa, é um facto. deve ser das melhores cidades para se viver como estudante/erasmus. vais muito bem na rua, sobras a esquina, pimba! um concerto, um bailarico, uma manifestação, seja o que for.

neste momento estamos na festa de la mercè, que é a festa da cidade de barcelona. não, não é fiesta, porque estamos na catalunha e aqui fala-se catalão.

temos direito a feriado na 4ªfeira e tudo! mas só em barcelona, não é em toda a catalunha. a festa dura uma semana de 6ªf a domingo e é só concertos gratuitos, fogo de artifício, correfoc e castellers por toda a cidade!

cada vez percebo melhor a diferença entre a catalunha e o resto de espanha e cada vez me sinto mais catalã. aliás, o meu desgosto é não ir daqui a falar catalão, porque gosto muito mais do que do castelhano. adoro as tradições catalãs, a comida, a língua, as pessoas, o "país".

uma vez eu e a trezinha íamos na gracia numa 3ª ou 4ª feira, virámos para uma rua e, de repente, imensas carruagens puxadas por cavalos a desfilar e as pessoas iam atirando REBUÇADOS para quem estava na rua! as ruas estavam ATOLADAS em rebuçados, chupa-chupas e afins! outra é que, a um certo dia de semana, se deres uma volta pelo teu bairro encontras todo o tipo de móveis em óptimas condições, e ninguém os vandaliza (no meu bairro é à 4ªfeira, e tenho uma cadeira e uma mesa de cabeceira da rua). só há uma regra: "finders keepers". já sem falar na quantidade de gente que anda pela cidade TOTALMENTE desnuda, o que é A LOUCURA.

isto é barcelona, estas pequenas coisas. como não gostar?

Nenhum comentário: