quinta-feira, 11 de setembro de 2008

barcelonices #15

já que hoje estou em casa sem fazer nada, bem como todos os catalães, achei por bem marcar o momento.

hoje é feriado aqui na catalunha. é o 11 de setembro, mas não aquele relacionado com os USA. aqui há uns anos (em 1714) houve uma guerra. os espanhóis e os franceses uniram-se contra os catalães, por causa de uma disputa sobre quem devia subir ao trono, e estes, em evidente desvantagem numérica, perderam a guerra no dia 11 de setembro.

escolheram então o 11 de setembro como o seu dia nacional. como orgulhosamente gostam de referir, devem ser o único povo que comemora uma derrota. suponho que seja porque esse dia mostra o que estão dispostos a fazer para defender a sua cultura, mesmo que seja lutar até à morte, que foi o que aconteceu.

uns 200 anos depois chegou o franco. o catalão foi proibido, bem como todas as festas e tradições catalãs. enquanto o senhor não morreu, não se podia falar catalão ou fazer calçotadas. ora, ele só morreu em 1978, ou seja, não há muito tempo. só depois de ele morrer é que os voltaram a deixar comemorar o 11 de setembro.

eu, cá por mim, acho perfeitamente normal que os catalães ainda estejam queimados. é como carles diz, "se não pudesses falar a tua língua no teu próprio país ias perceber".

e quando ouvimos "putos franceses... putos españoles..." acho que é natural que, depois de se unirem para os derrotar, sintam que são uma coisinha minúscula entre 2 povos maus.


como comemoração, aqui fica uma palavra tipicamente catalã: carquinyoli. mas o que eu gosto mais de dizer é "una mica" e "ufff, kina calor que tinc!".



catalunya no es españa. catalunya es amor.

2 comentários:

Artur disse...

gosto da história da origem da bandeira da catalunha apesar de não a saber bem. MAs sei que foi um conde de barcelona que numa batalha (provavelmente contra os putos franceses e españoles) passou a mão manchada de sangue no escudo dourado, e os seus dedos fizeram 4 linhas vermelhas no dourado.

maria 3a disse...

é exactamente essa a lenda. eu também gosto =)