segunda-feira, 2 de agosto de 2010

querido diário #11 - a saga da electricidade

hoje tenho que mandar vir.

na 5a feira à noite cheguei a casa depois da festa e nao tinha electricidade. acendi velinhas e pensei que na manha seguinte tudo estaria bem.

acordei na 6a feira de manha e nao estava tudo bem. os fusíveis estavam todos bem, mas a luzinha nao chegava. fiquei lixada.

o que é que vocês estao a pensar agora? "ah, coitadinha, nao tem luz. mas com velinhas até é fixe!" e eu digo-vos: balelas! sem electricidade nao tenho congelador, frigorífico, fogao, forno, microondas, ÁGUA QUENTE!!! esse sim, é o problema!

e claro que estas coisas hao-de sempre acontecer quando temos o congelador e o frigorífico cheios de comida... peguei em 2 sacos, enfiei o mais importante lá e quando cheguei ao trabalho pus tudo no congelador/frigorífico de cá.

nos entretantos lavei-me com água fria. mesmo bom.

liguei ao meu landlord e ele está de férias por 2 semanas. óptimo. falei com a secretária dele e ela lá me disse que ele nao sabe o que se passa e para eu ir falar com os vizinhos para saber quem é o hausmeister porque ele nao sabe quem é, já que possui muitas propriedades, e tentar resolver o problema com ele e, em última análise, chamar o electricista e enviar-lhe a conta. traduzindo para bom português: tou-me a cagar; desemerda-te!

na 6a feira à noite depois da festa passei em casa só para concluir que continuava sem electricidade e bazei. mudei-me.

no sábado à tarde enchi-me de coragem e do meu melhor alemao (que só serve para pedir schnitzel mit pommes) e meti conversa com uma vizinha quando fui levar o lixo. expliquei-lhe o meu problema e quando a coisa comecou a ficar complicada ela, que nao falava uma palavra de inglês, levou-me ao filho que comecou a falar a abencoada língua e me levou à casa da hausmeister (aparentemente é uma senhora). como ela nao estava em casa (ando sempre cheia de sorte), fui-me embora para sempre.

domingo à tarde fui à minha ex-casa (que aquilo assim nao é casa nem é nada) lavar roupa e lá fui bater à porta mas continuava a nao estar ninguém. daí a 2 horinhas vi que a persiana estava levantada, por isso voltei lá e novamente tive que me servir do meu alemao primitivo e de linguagem gestual improvisada. a informacao que me deram é que na realidade NAO HÁ hausmeister naquele prédio e portanto ninguém me podia ajudar. o senhor mesmo assim foi comigo à cave olhar para os contadores mas só repetia ich weiß es nicht, como quem diz nao percebo um caralho desta merda. às tantas nao houve nada a fazer a nao ser voltar para a minha casca do que outrora fora a minha casa e choramingar. como nao me apetecia choramingar muito aproveitei os últimos raios de luz do dia, de janelas e porta abertas para os aproveitar a todos, e pus-me a lavar sapatos.

nisto batem-me à porta e é a mulher do senhor que me ajudou com uns papeis na mao. a conclusao dela é que há um apartamento ao qual foi cortada a electricidade pela companhia porque nao pagaram os últimos 3 meses de electricidade; ela acha que foi o meu, apesar de nao ser óbvio a quem corresponde cada contador. como nao sou eu que pago a electricidade, está tudo incluído na renda, há uma possibilidade de que o cabrao do meu landlord nao tenha pago a electricidade. ela pediu desculpa pela situacao (da qual nao tem culpa nenhuma) e disse-me que na segunda-feira ligaria à companhia a saber o que se passa. ficámos de nos encontrar hoje às 20h para falar.

vocês que lêem este texto em português podem até imaginar que os diálogos estao a acontecer em inglês, mas a questao é que estao a acontecer numa língua que eu nao falo e nao percebo. todas as conclusoes que vêem aqui escritas sao as interpretacoes que eu faco do que eles dizem como resposta às palavras desconexas e gestos primitivos que eu faco para me explicar.

portanto imaginem o meu alívio quando a última frase da senhora é tomorrow evening, assim mesmo, em inglês! e temos a esta altura do campeonato um breve diálogo na mais maravilhosa língua alguma vez inventada, em que eu posso finalmente exprimir as minhas angústias de nao ter água quente, nao poder cozinhar ou sequer comprar comida, e fazê-la levar as maos à boca para conter o susto porque também ela nao se tinha apercebido das consequências de tudo o que me está a acontecer, apesar de ver as velinhas espalhadas pela casa.

assim que a senhora bazou, o alívio transformou-se em raiva quando me apercebi da boa meia hora que tive que falar "alemao", quando ela podia muito bem ter falado em inglês o tempo todo...



há portanto todo um drama em alemao a acontecer na minha vida e eu vou-vos mantendo a par, nao se preocupem. no mínimo poderá fazer com que algumas pessoas passem a dar mais valor à sua electricidade e ao seu fim-de-semana que correu tao bem.

Um comentário:

D. disse...

kenne ich schön.... :P