segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

óscares 2009 - após (updated)

acabei agora de ver a minha primeira edição dos óscares em directo. comi 3 pacotes de pipocas e bebi 1,5 L de coca-cola, chorei 5 vezes, ri-me mil vezes, surpreendi-me 4 vezes (best foreign movie, best director, best actor, best supporting actress), chateei-me 1 vez (best original song).

como, evidentemente, não consigo dormir agora, aproveito para fazer alguns comentários sobre o que vi, cerimónia e prémios. há coisas a dizer sobre as próprias nomeações, mas esse tempo já passou.

vencedores aqui.


alguns pontos altos da noite:


1. a cerimónia foi muito simples e bonita. a forma como apresentavam as nomeações para os prémios de melhor actor/actriz, a apresentação em forma de musical (o hugh jackman canta muito bem e eu não sabia), o modo como explicaram e conseguiram tornar interessantes os prémios técnicos (eu aprendi imenso) e vários outros pormenores fizeram com que as últimas 4 horas e meia passassem num instante.

2. pensava que ia ser uma seca ver a cerimónia na TVI por eles traduzirem os discursos e interromperem as apresentações, mas não foi. os comentários são guardados para os intervalos e podemos ver a cerimónia no seu todo.

3. o espectáculo de abertura do hugh jackman, e ver que a anne hathaway canta tão bem.

4. a penélope ganhar e falar aquele espanholzinho delicioso.

5. a vitória do dustin lance black pelo guião original de Milk. o discurso honesto e comovido dele = choradeira.

6. toda a participação da kate winslet mas em particular o seu discurso de vitória. foi tão honesto e comovedor que, pronto, = choradeira. quando ela agradece às suas companheiras de nomeação, se refere a elas como "goddesses" e diz que de certeza que nenhuma delas acredita que está ali junto com a meryl streep... = choradeira. nos seus 2 filmes deste ano já se nota que ela se tornou numa actriz "a sério", amadureceu e vai dar que falar, mas este discurso para mim foi a confirmação. sou fã dela a partir de hoje.

7. o discurso do sean penn. adoro a sinceridade dele, a referência que ele faz ao mickey rourke, e o aproveitar para fazer um statement político. = choradeira.

8. o espectáculo de homenagem aos musicais, coreografado pelo baz luhrmann, do qual a beyoncé deveria estar ausente - ver alínea 3 de pontos baixos.

9. o ben stiller.

10. a homenagem ao jerry lewis = choradeira.

11. a vitória do heath ledger = choradeira.

12. as performances dos nomeados para melhor canção original.

13. ver cada conjunto daqueles 5 magníficos actores reconhecidos com óscares nomearem e dizerem coisas magníficas sobre os nomeados. por exemplo: sophia loren - meryl streep, anthony hopkins - brad pitt, robert the niro - sean penn, etc.

14. a boa disposição do danny boyle ao longo da cerimónia foi contagiante. adorei ver aquela alegria cada vez que alguém da sua equipa ganhava um prémio.

15. o brad pitt é o homem mais bonito do mundo sem ser o meu pai.

16. falhei na melhor actriz mas não me importo, foi bem merecido. talvez até nem por The Reader, mas por Revolutionary Road ou por ambos.

17. falhei no melhor realizador e, apesar de saber que o gus van sant merecia, também fiquei contente.

18. falhei na best makeup, mas concordo. só disse Dark Knight porque sou fã fervorosa e incondicional :)

19. no melhor guião original disse Wall-E porque era giro ver um filme de animação ganhar este prémio pela primeira vez, mas percebo e concordo com o vencedor.


pontos baixos:


1. o Slumdog Millionaire recebeu 8/10 e o The Curious Case of Benjamin Button recebeu 3/13.
para mim, isto é ridículo.

2. quem é que no seu juízo perfeito, querendo dar o prémio de melhor canção ao Slumdog Millionaire, o dá à Jai Ho e não à O Saya?!

3. a beyoncé foi um estafermo, não sei porque é que foi para lá abanar aqueles presuntos e mostrar um playback malfeito.

4. a M.I.A. não ter actuado.*



de certeza que não disse tudo o que queria, mas por esta altura o sol está a nascer e a coca-cola a perder o efeito. valeu a pena.

*update

Um comentário:

Anônimo disse...

vou ver hoje na BBC, mas tive ke vir aki espreitar o teu real bitaite, uma das cenas ke kero ver e' a Anne Hathaway, aah... deusa.. outra cena e' a Kate Winslet ke sou fa dela desde o "...spotless mind" ela ganhou o BAFTA aki e tinha esperancas ke ela tivesse sorte nos states tb.

como eles dizem nos filmes "it's been emotional", gostei da review, good job kiddo *