terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

vicky cristina barcelona

"E óptimo é também Vicky Cristina Barcelona, uma comédia sexual de um Woody Allen rejuvenescido e a fazer de Barcelona a sua nova Manhattan, nem que seja só por um filme.
(...)
Penso que Vicky Cristina Barcelona não irá converter quem nunca foi à bola com Woody Allen e talvez também não convença quem caiu no preguiçoso lugar comum que legislou que nenhum filme que ele fez nos últimos anos (à excepção do mais consensual Match Point) e nenhum que ele fará nos próximos, se irá comparar aos que ele fez nos anos 70 e 80. Mas, para mim, é uma pequena e fina iguaria, uma saborosa tapa (para continuar o ambiente espanhol do filme) onde Allen experimenta pôr um pezinho no colorido universo Almodóvar sem deixar de ser ele próprio."


já vi este filme em setembro de 08 em barcelona, e foi o único woody allen que vi até hoje de que gostei. por isso, embora perceba o que o nuno markl disse, a mim o senhor conseguiu dar a volta; volta esta suficiente para me fazer ver filmes seus que ficaram para trás (alguns) e ficar à espera dos próximos. desde que, claro, ele continue no mesmo registo, brilhantemente descrito pelo nuno markl como sendo "um pezinho no colorido universo Almodóvar sem deixar de ser ele próprio". adoro!
embora ache que cerca de 60% do meu entusiasmo tem a ver com o facto de o filme ter saído no ano em que eu vivi em barcelona (os meus flatmates ao saírem de casa quase tropeçaram no woody e na scarlet) e eu ter reconhecido todos os sítios filmados e terem praticamente filmado a minha casa, não deixa de ser um filme que acho que vale a pena ver, nem que seja pela interpretação da penélope cruz e o quanto ela nos faz rir.

Nenhum comentário: