domingo, 8 de fevereiro de 2009

homenagem #14

Anti-Anne Frank

Esta criança esquálida,
de riso obsceno e olhares alucinados,
nunca apertou nas mãos a fria face pálida,
nunca sentiu, na escada, as botas dos soldados,
nunca enxugou as lágrimas que aniquilam e esgotam,
nunca empalideceu com o metralhar de um tanque,
nem rastejou num sótão,
nem se chama Anne Frank.

Nunca escreveu diário nem nunca foi à escola,
nem despertou o amor dos editores piedosos.
Nunca estendeu as mãos em transes dolorosos
a não ser nos primores da técnica da esmola.

Batem-lhe, pisam-na, insultam-na, sem que ninguém se importe.
E ela, raivosa e pálida,
morde, estrebucha, cospe, odeia até à morte.

Pobre criança esquálida!
Até no sofrimento é preciso ter sorte.


António Gedeão, o escritor, a.k.a. Rómulo de Carvalho, o professor.


é capaz de ser o meu poema favorito de sempre. não gosto de poesia, mas a dele mexe comigo, exactamente por não ser pretensiosa e por ser tão realista que faz doer qualquer coisa cá dentro.

a primeira vez que manifestei o quanto gostava da poesia dele à minha avó, ela disse-me que também gostava muito. "ainda bem que se tornou poeta!, ao menos fez alguma coisa de jeito na vida" - disse ela.

e depois explicou-me que, antes de ser escritor, ele foi professor de físico-química dela, o pior professor da história dos professores. punha as meninas a chorar e humilhava os rapazes em todas as aulas. e ainda se metia com as meninas, que tinham à volta dos 14 anos! oferecia cigarros à minha avó para convencê-la a ficar na aula depois da hora a conversar com ele, o que me faz pensar se foi ele que fez com que ela começasse a fumar.
se foi, desejo que onde quer que esteja não consiga respirar. que lhe doa cada pedacinho de corpo a cada inspiração que tente e que não tenha ninguém para lhe dar a mão até asfixiar sozinho.

e, no entanto, adoro a poesia dele. a minha avó também adorava. ainda bem que se tornou poeta!

2 comentários:

Angie disse...

Rómulo Vasco da Gama de Carvalho 1906-1997.

maria 3a disse...

n sei se era isso q querias dizer, mas eu sei q ele morreu. por isso é q disse "onde quer q ele esteja" :P eu sei, eu sei, é ridículo que o homem asfixie se já morreu, mas não me interessa, asfixia à mesma! mas isto só "se". senão ele q fique pra lá sossegado. onde quer que ele esteja.