sexta-feira, 27 de agosto de 2010

alemanices #22

hoje depois da group meeting vou (com mais 12 amiguinhos) para xanten, que é uma cidadezinha medieval a 50min daqui. vamos dormir no feno, no celeiro de uma quinta, fazer barbecues, pequeno almoco com ovos das galinhas de lá, explorar a floresta and so on. um fim-de-semana rústico, no cáámpo.

no domingo parto para a bavária, para nürnberg, para a EuCheMS de poster em punho e com os meus 4 companheiros (marco, fred, vivi e claire). pelo que já ouvi, nuremberga parece ser muito fofinha também. e acabei de descobrir que a sandra bullock viveu lá até aos 12 anos porque a mae é de lá. que interessante.

o que interessa é que vai ser uma semana beeeem alemã, parte rodeada de animais de quinta e parte rodeada de cientistas de todo o mundo (incluindo de portugal! sim, e finalmente vou-me cruzar com alguns colegas do IST! e vou também assistir a uma talk dada pelo Professor Pombeiro!!! yeahhh!).



espero que a vossa semana seja tao animada e interessante como a minha! tschüssie!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010


eu por acaso já aqui referi o casamento da natas?

pois é, a minha amiga mais antiga casou-se. aquela que é minha grande amiga desde os 15 anos, com quem cresci, ao lado de quem experienciei tudo pela primeira vez, a quem aturei todos os dramas da adolescência (e ela os meus), de quem conheco mais família do que de qualquer outro amigo meu (ou do que qualquer outro amigo dela), ao lado de quem estive durante dias muitos difíceis, momentos horrivelmente tristes em que nenhuma sabia o que dizer, e durante dias muitos bons, momentos maravilhosos em que a única dor presente era muscular de tanto rir... essa minha amiga casou-se com o amor da vida dela. mas melhor que isso, casou-se com o homem que eu escolhi para ela. duas vezes.

passei o casamento a chorar. claro. ele abracou-me a chorar imediatamente depois de casarem e disse-me ao ouvido "eu vou tomar conta da nossa menina. prometo. e tens que voltar que lhe fazes muita falta." como nao chorar? peloamordedeus...

a casa deles sinto-a como se fosse minha também. sinto-me bem lá porque os sei felizes.

desejo ardentemente que o amor deles continue a ser inspiracao para quem quer que os conheca.








e, por favor, quero deixar aqui um apelo: meninas, olhem bem para o meu joelho (o outro está pior) e pensem bem antes de comecarem a jogar à bola semanalmente com os vossos amigos que sao umas bestas, ok? pelo menos 6 meses antes de irem a casamentos e terem que mostrar as pernas. obrigada pela atencao.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

tou um bocadinho apaixonada pela regina spektor. banda sonora de fazer posters para conferências sob pressao.

e a culpa é tua, rosa! da regina, nao da pressao.
is it still yesterday?

terça-feira, 24 de agosto de 2010

querido diário #15

tenho tanta coisa para fazer!!! tou mesmo stressada...

cheguei às 8h20 da manha e já fez 12h que estou aqui, parecem os velhos tempos...

e amanha tenho um barbecue-festa, para acabar a cerveja que ficou de sábado.

destruicao.

e stress.

juntos.

nao dá.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

crónicas do fígado

no ano passado a viviana e o steffen fizeram a festa de anos juntos na casa que agora é da claire. foi uma destruicao maciça:
- esvaziaram-se 6 grades de cerveja e 4 garrafas de vodka para 35 pessoas
- à hora de dar os presentes a vivi tava completamente bêbada e ficou histérica com a bicicleta roxa que lhe oferecemos
- toda a gente fez disparates esta noite, disparates estes que tiveram repercussoes sobre as quais houve falatório durante 2 semanas
- no dia seguinte foi preciso limpar o chao 3 vezes para ele deixar de colar

este sábado foi a festa deles, versao 2010, em casa da claire. a história repetiu-se:
- esvaziaram-se 5 grades de cerveja e 2 garrafas de vodka para 20 pessoas
- às 11 da noite estávamos à espera que a vivi se recompusesse para podermos dar os presentes, mas ela ficou histérica à mesma com os all star roxos que lhe oferecemos
- toda a gente fez disparates e bastante mais do que no ano passado; prevejo 3 semanas de falatório
- no dia seguinte foi preciso limpar o chao 4 vezes para ele deixar de colar

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

sabem o que aconteceu ontem depois da experiência de chegar às 8h30?

aconteceu que o dia nunca mais acabava.

vivi 2 dias em 1.

porra!

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

querido diário #14

hoje decidi vir mais cedo para o trabalho para a manha render. sim, porque as minhas manhas nunca rendem e, consequentemente, o dia nao rende nada (o que devia fazer de manha faco à tarde e o que devia fazer à tarde faco no dia seguinte. sempre.).

quando cheguei ao MPI comecei por chegar entre as 8h30 e as 9h, porque sabia que na alemanha toda a gente entrava cedo. depois vi que ninguém (do meu grupo) chegava a essa hora e comecei a chegar entre as 9h e as 9h30. com o tempo, e como andava a sair do trabalho entre as 21h e as 23h, comecei a entrar entre as 9h30 e as 10h, a puxar para as 10h30. desde que tenho carro comecei a entrar outra vez entre as 9h e as 9h30 (já nao perco meia hora a andar para o trabalho) e a vida melhorou. mas mesmo assim a manha nunca rende. se chego às 9h30, vou tomar café e pequeno almoco e só estou pronta para trabalhar às 10h. entre ver o mail, o facebook e o google reader sao quase 11h da manha. como as minhas reaccoes demoram cerca de 2h (mínimo), já nao faco nada antes do almoco. à tarde volto a passar os olhos pelo google reader, facebook, tumblr, mail, e depois comeco a lavar material sujo que preciso para as reaccoes. depois de esperar que ele seque e quando comeco as reaccoes/colunas propriamente ditas sao quase 16h. 3h depois, sao 19h e só fiz o que devia ter feito de manha e já nao tenho tempo para comecar o que devia ter feito de tarde porque senao só saio às 22h e já nao tou para isso...

claro que isto é um exemplo do pior dia possível, mas acontece muito mais frequentemente do que devia. assim, ontem em lamentacoes profissionais à frente de uma noodle soup + sushi, eu e o jiwoong decidimos entrar cedo hoje a ver o que acontecia. aconteceu que chegámos às 8h30, tomámos pequeno almoco e café e pusémos conversa em dia até às 9h, vim ao escritório, checkei mail, facebook, google reader, estava no laboratório às 9h30 e comecei a tratar da minha reaccao. ainda nao sao 11h da manha e já fiz imensa coisa!

conclusoes e decisoes para o futuro:

  1. entrar cedo rende.
  2. tenho que lavar o material sujo antes de ir para casa porque no dia seguinte já tenho tudo pronto para comecar imediatamente.
  3. quando comeco uma coisa tenho que a acabar de seguida; nao posso, por exemplo como faco quase todos os dias, fazer uma coluna mas deixar a coleccao dos tubos para o dia seguinte, ou fazer um work-up mas deixar o solvente para evaporar no dia seguinte.
  4. tenho tempo à mesma para mail/facebook/google reader nos entretantos, enquanto espero que o solvente evapore, ou a reaccao esteja pronta.

pronto, por agora é tudo. tenho que ir adicionar methyl iodide à minha reaccao e pô-la ao refluxo.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

alemanices #21 - boat trip '10



podia vir para aqui tentar descrever ao pormenor como foi a boat trip; as mil e uma razoes pelas quais foi tao bom e só quero voltar para lá.

no ano passado puxei cordas e fiz muitas amizades novas, o que foi muito importante visto que eu tinha chegado 2 meses antes.

este ano... foi mais relaxante, menos confusao e rebaldaria, mais pura felicidade. nao consigo explicar porquê. posso, isso sim, deixar-vos aqui alguns pontos cruciais:

  1. tivemos uma 1a noite com céu tao limpo tao limpo que nos sentámos lá fora, na brisa fresca marítima, a ver estrelas cadentes e tenho a impressao de que vi a maior que alguma vez vi em todos os meus anos de observacao astronómica no algarve.
  2. tivemos um talent show só nosso depois do jantar que, como podem imaginar, foi a maior risota de sempre - o List's Got Talent.
  3. aconteceu-nos a coisa mais extraordinária que eu alguma vez vivi na minha vida - fomos nadar à 1 da manha, estava escuro como breu numa ilha qualquer perdida na costa da holanda, e... onde tocávamos a água brilhava. nao dá para descrever bem, mas as gotas de água que saltavam eram luminosas, se nadássemos havia um rasto luminoso a perseguir os nossos movimentos! isto acontece devido à presenca de uma qualquer alga ou bactéria luminiscente na água e é a coisa mais bonita que vi na vida. estava frio, deviam estar uns 16 ou 17°C, mas esquecemos tudo isso e ali ficámos aos gritos "i'm a mermaid, i'm a mermaid!!!", "look, i'm a shooting star!!!", "OMG, i have never seen anything like this in my life!!!" e aos saltos e a mergulhar de olhos abertos para vermos os nossos movimentos dentro de água... foi um momento mágico partilhado por mim, claire, olga, matt, frank, jiwoong e ilija. claro que quando saímos de dentro de água para o vento gelado fiquei tao congelada que fui a correr de volta para o veleiro, tomei um duche de água quente e fiquei a tremer na cama até adormecer. e claro que estávamos todos completamente alterados (nao esquecer que nos encontrávamos na holanda), mas isso nao interessa nada, só tornou a emocao mais vívida.

posso também deixar-vos 2 fotos representativas:


o resto fica para mim e quem lá esteve.


uma última coisa que gostaria de acrescentar:

quando voltei da viagem, tinha finalmente electricidade em casa. more on that later.

obs #14

tenho tao mau feitio... é impressionante.

durante a infância/adolescência nunca me apercebi disso, apesar de a minha mae (e nao só) me estar sempre a dizer isso.

há uns anos atrás, sei lá, aos 23 ou 24 a realidade atingiu-me tipo a maçã do newton e fiquei estupefacta por nunca ter dado por aquele elefante na minha sala. (nao era bem um elephant in the room porque eu nao o tentava ignorar, simplesmente nao o via.)

o maior dos problemas é que desde aí tenho tentado lutar contra ele e ele nao desaparece. acho que estou melhor, aliás, nao tenho dúvidas nenhumas de que estou melhor, mas a minha mae (e nao só) continuam a dizer que tenho mau feitio a toda a hora. neste momento já nao sei distinguir ter mau feitio de fazer qualquer comentário negativo, queixar-me de alguma coisa que me acontece ou ficar chateada com alguma coisa que me fazem. atribuo tudo ao mau feitio e já nao sei como melhorá-lo.

mas sei que o tenho quando:

1) é a vez do meu grupo de preparar o pequeno-almoco e eu sou a chefe do grupo; chegamos à sala do pequeno-almoco 5 min antes da hora para pôr a mesa e já está tudo feito por pessoal (técnicos de laboratório mais velhos) que acordou de madrugada (depois de uma noite de bebedeira descomunal em que fomos para a cama às 4 da manha) e eu agradeco aos que estao presentes, mas nao percebo bem porque é que o fizeram; sentamo-nos para tomar o pequeno-almoco e oico "teresa! é mesmo bom sentar e tomar o pequeno-almoco, nao é? hoje era a vez do teu grupo!", sem ser em tom de brincadeira, era crítica a sério. nao tenho palavras para descrever a raiva que me invadiu nesse momento. foi injusto, claro, mas podia deixar andar, nao é? nao consigo. deixei de falar com essa pessoa. lista negra. relacoes 100% profissionais a partir daquele momento.

2) alguém me pede o favor de o levar nao-sei-onde tratar de nao-sei-o-quê à hora de almoco. ok. na véspera pergunto "entao vamos lá amanha, nao é?", "sim.", no próprio dia pergunto "entao vamos lá hoje, nao é?", "sim.", nao vou almocar com os meus colegas, espero pela pessoa e ela nao há meio de aparecer, ligo-lhe meia hora depois e está na cantina a almocar, esqueceu-se. isto já aconteceu há 1h atrás, mas ainda nao me passou. neste caso nao posso deixar de falar nem de gostar da pessoa, mas apesar de já me ter vindo ao escritório deixar um post-it a pedir desculpa, me ter tentado ligar a pedir desculpa e me ter pedido desculpa no gmail chat, eu simplesmente desliguei o chat, desliguei o telemóvel e ignorei o post-it. a questao é que isto tem que me passar, mas nao sei como. espero que nao volte cá a pedir-me desculpa enquanto ainda estou chateada. pode ser que à tarde já me tenha passado.


que mau feitio do c******, pá! ka nojo!

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

here i am, ready to go sailing!!!

i'm sailiiin', i'm sailin' ooon, i'm moviiiin', i'm movin' oooon, SAIL ON, SAIL ON, SAIL ON, SAIL OOOON, YEAAAHHHHHH!!!!!!

só agora (agora mesmo, depois de escrever isto fui googlar a ver se descobria um vídeo) descobri que esta música que eu adorava dos extintos x-acto é uma cover dos no doubt.......... FYI. well, FMI!



bom, mas o que interessa é que estou prestes a partir para a anual group trip que é outra vez uma boat trip, mas nesta vez na holanda, em Harlingen. se nao houver movimentacoes facebookianas ou blogueiras na 3a feira, desconfiem e enviem a guarda-costeira. e peloamordedeus releiam a frase anterior em voz alta e notem como rimei sem querer de forma absolutamente estonteante.

na mala tenho o meu livro (que estou a ADORAR, btw), o meu guronsan, os meus óculos de sol, a minha canon, o meu impermeável, o meu saco-cama, a minha escova de dentes, os meus comprimidos contra o enjôo, os meus amiguinhos and here we go again!

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

obs #13

gostava que houvesse tanta interaccao aqui no blog (será que devia comecar a escrever blogue?) como há no facebook - likes e comentários a torto e a direito.

mas tendo em conta que provavelmente a maioria das pessoas (como também eu faco) seguem tudo pelo google reader*, essas features acabam lost in translation (ou qualquer coisa assim).




*será que está na altura de outra ode ao google reader? ou ao facebook?

obs #12

esta cena de o blogger agora facilitar tanto a alteracao do layout é fixe. se eu nao fosse tao preguicosa comecava a mudá-lo de acordo com o humor.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

querido diário #13

estou pobre e homeless há quase 2 semanas.

mas hoje chegaram os meus primeiros óculos de sol graduados através dos correios de portugal e pelas maos da minha mae querida. é maravilhoso proteger os olhos do sol E ver tudo tao definido em simultâneo :) (principalmente se forem os meus ray ban)

na mesma encomenda chegaram também umas gogo birkenstock. sim, a minha mae é a maior! no entanto, é estranho receber de portugal uma coisa que é originária do país onde me encontro... again os dramas da vida moderna.

mas hoje nao é um bom dia. nao fosse a encomenda e estaria a bater com a cabeca na parede. e nao só eu.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

dear god*

my weekends just keep getting better and better. thank you.



*whatever/whoever/wherever (if ever) you are.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

querido diário #12

1) estou viciada em sacos de compras. daqueles que se transformam em coisinhas pequeninas e andam na mala. tenho 4 e adoro-os. e vocês, já pararam de usar sacos de plástico?

2) continuo a amar o google reader e foi das melhores coisas que aconteceu na minha vida.

3) quando a viviana ou a claire estao de férias (uma delas, tanto faz) a minha vida é muito melhor; quando estamos as 3 nao faco nada (no trabalho) e nao tenho tempo para nada (fora dele).

4) vou a portugal dia 16 de setembro a 21 de setembro com 7 amiguinhos daqui. hoje comprei a viagem de ida para mim e mais 5 e achei muito engracado quando estava a preencher a lista de passageiros - uma portuguesa, uma francesa, um alemao, uma italiana, um coreano, um croata :) (os outros 2 sao franceses, por isso depois perde a piada)

5) continuo sem electricidade. nao me apetece contar hoje os contornos da história, depois updato. estou com esperanca de chegar a casa hoje e já ter electricidade - como tenho todos os dias, de resto, até carregar no interruptor e voltar a sair de casa.

6) nunca mencionei isto aqui, mas os alemaes têm uma forma muito estranha de lavar a loica. quando lavamos a loica do group breakfast há um que lava e um que seca, normal. só que quando é um alemao a lavar, pega no esfregao cheio de detergente, lava o prato/copo e passa-o ao outro assim mesmo - sem passar por água para tirar a espuma! eu juro que nao percebo... hoje de manha foi um fartote, eu e o davide a secarmos a loica que o ulli lavava enquanto tentavamos engolir as lágrimas de tanto rir... os panos ficam completamente ensopados e dá ideia que a próxima pessoa que for beber um copo de água naqueles copos vai ter bolhinhas na água, tipo cerveja!

7) gotta love my life:

  • 13 - 16 august BOAT TRIP
  • 27-28 august WEEKEND IN XANTEN, IN A HAY FARM
  • 29 august - 9 september NÜRNBERG, EUCHEMS CONFERENCE
  • 5 - 12 september MANO+CUNHADA+PRIMA EM MÜLHEIM
  • 16 - 21 september PORTUGAL (LISBOA+ALGARVE)
  • 1 - 4 october LONDON WITH MÜLHEIMER FRIENDS (including a londoner)
  • 29 october - 1 november AMSTERDAM WITH MÜLHEIMER FRIENDS (including amsterdamer)
claro que tudo isto sucederá sem dinheiro absolutamente nenhum como me encontro agora (perceberao quando vos completar a saga da electricidade), mas who cares?! :D


schönes wochenende!!!

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

passive-agressive post

a quem a carapuca servir:

quem tem um blog sabe como é. quem nao tem pode agora comecar a tentar entender.


quando se escreve num blog é porque se tem uma razao para escrever, qualquer porcaria para desabafar. esta cena que se cospe para aqui em forma de post, há-de ser sempre motivada por alegria (ou derivado) ou tristeza (ou derivado).

se eu estivesse a ter o dia mais normal do mundo e estivesse aborrecida e sem nada para dizer, podia simplesmente pôr um vídeo ou uma notícia. normalmente nao faco isso, porque nao é o tipo de blog que quero ter.

consequentemente tudo o que aqui escrevo há-de ser aos altos e baixos - dias bons e dias menos bons. nao vou bloggar nos outros.

also, para maior comicidade da coisa, porque para ter um simples diário nao precisava de o tornar público, exagero sempre as situacoes de forma a poder escrevê-las de forma dramática e mais engracada. o que leva a que um post desgracado nao queira necessariamente dizer que eu esteja em depressao profunda.

o meu irmao leu a saga da electricidade e riu-se bué e disse que vou ter uma história excelente para contar aos putos dele um dia mais tarde. este, meus caros 3 ou 4 leitores, é o objectivo.

no entanto quem só sabe notícias minhas através do blog pode ficar com a impressao errada sobre o meu estado actual.

a estes direi:

1) querem notícias minhas perguntem, nao assumam.
2) facam um browsingzinho aos últimos 15 posts, sff. quantas queixas vêem? quantos posts bem-dispostos vêem? se chegarem ao 15° entao a discussao acaba.

lamento que tenham que levar comigo de vez em quando, mas eu queixo-me aqui para nao me queixar tanto noutros sítios e poder andar sempre bem-disposta como gosto - tipo terapia.

e há sempre uma hipótese: se nao gostam, nao leiam! :D

terça-feira, 3 de agosto de 2010

quando eu criei este blog fui uma visionária.


porque a minha vida é mesmo UMA FOSSA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

querido diário #11 - a saga da electricidade

hoje tenho que mandar vir.

na 5a feira à noite cheguei a casa depois da festa e nao tinha electricidade. acendi velinhas e pensei que na manha seguinte tudo estaria bem.

acordei na 6a feira de manha e nao estava tudo bem. os fusíveis estavam todos bem, mas a luzinha nao chegava. fiquei lixada.

o que é que vocês estao a pensar agora? "ah, coitadinha, nao tem luz. mas com velinhas até é fixe!" e eu digo-vos: balelas! sem electricidade nao tenho congelador, frigorífico, fogao, forno, microondas, ÁGUA QUENTE!!! esse sim, é o problema!

e claro que estas coisas hao-de sempre acontecer quando temos o congelador e o frigorífico cheios de comida... peguei em 2 sacos, enfiei o mais importante lá e quando cheguei ao trabalho pus tudo no congelador/frigorífico de cá.

nos entretantos lavei-me com água fria. mesmo bom.

liguei ao meu landlord e ele está de férias por 2 semanas. óptimo. falei com a secretária dele e ela lá me disse que ele nao sabe o que se passa e para eu ir falar com os vizinhos para saber quem é o hausmeister porque ele nao sabe quem é, já que possui muitas propriedades, e tentar resolver o problema com ele e, em última análise, chamar o electricista e enviar-lhe a conta. traduzindo para bom português: tou-me a cagar; desemerda-te!

na 6a feira à noite depois da festa passei em casa só para concluir que continuava sem electricidade e bazei. mudei-me.

no sábado à tarde enchi-me de coragem e do meu melhor alemao (que só serve para pedir schnitzel mit pommes) e meti conversa com uma vizinha quando fui levar o lixo. expliquei-lhe o meu problema e quando a coisa comecou a ficar complicada ela, que nao falava uma palavra de inglês, levou-me ao filho que comecou a falar a abencoada língua e me levou à casa da hausmeister (aparentemente é uma senhora). como ela nao estava em casa (ando sempre cheia de sorte), fui-me embora para sempre.

domingo à tarde fui à minha ex-casa (que aquilo assim nao é casa nem é nada) lavar roupa e lá fui bater à porta mas continuava a nao estar ninguém. daí a 2 horinhas vi que a persiana estava levantada, por isso voltei lá e novamente tive que me servir do meu alemao primitivo e de linguagem gestual improvisada. a informacao que me deram é que na realidade NAO HÁ hausmeister naquele prédio e portanto ninguém me podia ajudar. o senhor mesmo assim foi comigo à cave olhar para os contadores mas só repetia ich weiß es nicht, como quem diz nao percebo um caralho desta merda. às tantas nao houve nada a fazer a nao ser voltar para a minha casca do que outrora fora a minha casa e choramingar. como nao me apetecia choramingar muito aproveitei os últimos raios de luz do dia, de janelas e porta abertas para os aproveitar a todos, e pus-me a lavar sapatos.

nisto batem-me à porta e é a mulher do senhor que me ajudou com uns papeis na mao. a conclusao dela é que há um apartamento ao qual foi cortada a electricidade pela companhia porque nao pagaram os últimos 3 meses de electricidade; ela acha que foi o meu, apesar de nao ser óbvio a quem corresponde cada contador. como nao sou eu que pago a electricidade, está tudo incluído na renda, há uma possibilidade de que o cabrao do meu landlord nao tenha pago a electricidade. ela pediu desculpa pela situacao (da qual nao tem culpa nenhuma) e disse-me que na segunda-feira ligaria à companhia a saber o que se passa. ficámos de nos encontrar hoje às 20h para falar.

vocês que lêem este texto em português podem até imaginar que os diálogos estao a acontecer em inglês, mas a questao é que estao a acontecer numa língua que eu nao falo e nao percebo. todas as conclusoes que vêem aqui escritas sao as interpretacoes que eu faco do que eles dizem como resposta às palavras desconexas e gestos primitivos que eu faco para me explicar.

portanto imaginem o meu alívio quando a última frase da senhora é tomorrow evening, assim mesmo, em inglês! e temos a esta altura do campeonato um breve diálogo na mais maravilhosa língua alguma vez inventada, em que eu posso finalmente exprimir as minhas angústias de nao ter água quente, nao poder cozinhar ou sequer comprar comida, e fazê-la levar as maos à boca para conter o susto porque também ela nao se tinha apercebido das consequências de tudo o que me está a acontecer, apesar de ver as velinhas espalhadas pela casa.

assim que a senhora bazou, o alívio transformou-se em raiva quando me apercebi da boa meia hora que tive que falar "alemao", quando ela podia muito bem ter falado em inglês o tempo todo...



há portanto todo um drama em alemao a acontecer na minha vida e eu vou-vos mantendo a par, nao se preocupem. no mínimo poderá fazer com que algumas pessoas passem a dar mais valor à sua electricidade e ao seu fim-de-semana que correu tao bem.