sexta-feira, 24 de setembro de 2010

a saga da electricidade - the last chapter


como ando a prometer há imenso tempo, venho agora acabar a saga da electricidade, só porque sei que há curiosos insatisfeitos.

fui visitar a RWE (a EDP alema) munida de um intérprete (é sempre o frank, que tem uma paciência de santo) e o drama aconteceu.

havia de facto uma conta por pagar e era de facto do meu apartamento, mas nao era de 3 meses, e sim de 1 ANO e 3 meses (i.e. exactamente o tempo que eu vivo naquele apartamento). pior parte: na alemanha o senhorio nunca paga a electricidade, é sempre o inquilino. a renda inclui a água, o gás, mas nunca a electricidade. o problema é que no contrato está escrito electricidade incluída, só que se refere à electricidade comum do prédio, para a máquina de lavar comum, elevador, etc. como nunca recebi contas e percebi mal o que estava escrito no contrato, sempre pensei que estivesse tudo bem.

afinal parece que devia ter ido à RWE (EDP alema) quando me mudei para lá para dar o meu nome e me comecarem a mandar as contas a mim; como nunca fiz isso, estavam a mandar as contas para a pessoa errada que, como nao vive no prédio, também nunca recebeu as contas. mas claro que, acabada de chegar à alemanha, nao sabia disso e o senhorio (que nunca conheci) nao me explicou. a pior parte é que demoraram 1 ano e 3 meses a cortar a electricidade, e portanto agora tenho.........

1000€ de electricidade por pagar! MIL EUROS!!! DE UMA VEZ!

como é que tudo se resolveu? depois de 2 semanas a nao viver em casa e 2 visitas à RWE, consegui que me fossem lá repôr a electricidade. ainda estou à espera da conta fatal, porque me disseram que uma conta destas demoraria umas 6 semanas a chegar visto que há várias assinaturas para coleccionar e têm de confirmar os valores do contador. sim, dos 1000€ nao me safo...


quais sao as licoes a aprender desta história?

  1. na alemanha as rendas NUNCA incluem electricidade. e mesmo o resto (água e tal) é preciso confirmar bem. mesmo que nao seja na alemanha, confirmem bem se a renda inclui ou nao a electricidade.
  2. quando se mudam para uma casa, TÊM que fazer um contrato com uma companhia de electricidade e, para isso, TÊM que levar o valor do contador da electricidade no momento.
  3. se vivermos na alemanha, nao falarmos alemao e nao tivermos amigos alemaes, estamos na fossa.
  4. na alemanha podemos viver num apartamento durante 1 ano com electricidade à pala.
  5. tenham sempre 1000€ à mao, nunca se sabe quando vao precisar deles assim de repente. eu nao tenho.

e é tudo por agora.

2 comentários:

Rafaela disse...

Lololo.. o que eu me ri!!!! Ai que dor! 1000 euros assim... buaaaahhhhh... adoro-te mas nao queria estar na tua pele agora!!!!!!!!!! beijos e good luck!

maria 3a disse...

obrigada, fofa! hei-de sobreviver ;) ao menos agora tenho luz e bem que lhe dou valor, eheheh!