quinta-feira, 18 de junho de 2009

alemanices #7

acabei de voltar da rua depois de todo o edifício ter sido evacuado devido a um alarme de incendio.

foi a primeira vez que experienciei uma evacuacao com razao de ser; mal o alarme comecou a tocar olhei pela janela e vi fumo e 2 segundos depois o chefe espreitou no meu gabinete e disse "let's go!" com ar sério.

foi a primeira vez que vi as pessoas a abandonarem um edifício com ar despachado e decidido porque sabiam que nao é costume isto acontecer sem motivo; sem pressa mas compenetradas.

foi inclusivamente a primeira vez que soube que toda a gente do edifício ouviu de facto o alarme... (porque, por exemplo, no IST quem estiver na biblioteca morre e nem se apercebe de nada)

tudo aconteceu naturalmente; ninguém usou o elevador, toda a gente desceu as escadas rapidamente enquanto verificavam se viam todos os companheiros de laboratório, e à medida que íamos descendo os vários andares (9) o grupo ia engrossando e ia reunindo mais caras conhecidas e toda a gente foi ter ao ponto de encontro.

quando cheguei lá e olhei para o edifício, pelas janelas vi em vários andares homens com máscaras daquelas mesmo à filme, com botija às costas, de batas vestidas a percorrerem os laboratórios, qual brigada da swat. a pouco e pouco confinaram a busca ao rés-do-chao e daí a 10 minutos um deles passou na rua com um tabuleiro com material de vidro lá dentro para o deitar no "bunker da morte" (que é como chamamos a um poco de paredes de cimento para onde se deitam estas coisas que tem que ser eliminadas). daí a mais 5 minutos vieram dizer que toda a gente podia voltar ao trabalho, excepto os que trabalham no rés-do-chao.

e lá voltámos todos a subir as escadas, comentando como tinha sido bom aquele intervalo ao sol e como os senhores das máscaras sao os nossos super-heróis.

vou pedir ao meu chefe para fazer formacao para ser a super-heroína do meu lab. quero BUÉ usar uma máscara daquelas e rastejar pelo chao enquanto salvo vidas num laboratório!

2 comentários:

o (grande) autor disse...

"(porque, por exemplo, no IST quem estiver na biblioteca morre e nem se apercebe de nada)"

ahahahah, fuckin'hell.

estive à beira da morte tantas vezes.
e eu nem era dessa laia.
ia lá só pelo perigo.

polvicia disse...

no técnico houve um derrame de fenol (fenol!) o ano passado no piso -2. Não tocou alarme. E mais! só avisaram tipo 2/3 horas depois...

para dar tempo de inalar bem, claro.